A reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na cidade de Rio Branco, no Acre, atraiu mais de 10 mil pessoas durante toda a semana (22 a 27 de julho) e movimentou a economia da região. Outros cinco encontros estão confirmados na cidade durante o mês de agosto.
Rio Branco tem hoje 86 hotéis para abrigar os visitantes com cerca de 2.240 unidades habitacionais disponíveis. Contudo, este número foi insuficiente para atender ao público do evento, mobilizando a organização e as autoridades locais a buscar acomodações para os visitantes em motéis, albergues e hospedagem solidária como alternativas de hospedagens.
“Além de voltar os olhos do Brasil para o Acre e fazer os cientistas conhecerem mais da realidade desse país que é tão continental e diverso, a ação também aquece a cadeia produtiva do turismo”, diz Rachel Moreira ao DIÁRIO, secretária de Estado de Turismo e Lazer (Setul).
Veja também as mais lidas do DT
Nas últimas semanas, o governo local reforçou os investimentos na capacitação turística para atender ao aumento da demanda de visitantes, além de promover o Festival Gastronômico de Mercado, Cultura e Arte, que divulga a culinária regional e fortalece o setor. A atividade é realizada no Novo Mercado Velho e no Mercado dos Colonos, com encerramento no sábado (26).
A cidade também sediará nas próximas semanas, a Cavalgada e a Expoacre – maior feira agropecuária do Estado –, o Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta; o 50º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; além da recepção da Comitiva Peruana da Educação.
AV