Celebração, além de constar no calendário religioso, está prevista na legislação da cidade
O evento de Corpus Christi neste ano deve reunir mais de 100 mil pessoas em Curitiba, capital do Paraná. As festividades ocorrerão entre a praça Tiradentes e Nossa Senhora de Salete nesta quinta-feira, dia 8 de junho. A extensão dos tapetes passará de 1km.
Sob o tema ‘Eucaristia – banquete da vida, fonte das vocações’, a celebração de 2023 tem tudo para ser uma das maiores e mais representativas do mundo. “Neste dia ninguém deverá ficar sem alimento, seja para o corpo ou para o espírito”, garante o Padre Juarez Rangel, coordenador do Corpus Christi pela Arquidiocese de Curitiba.
Veja também as mais lidas do DT
A extensão do tradicional tapete criado por centenas de mãos, de todas as idades, deverá chegar a 2km de extensão nesta edição, somando, ao todo, 116 tapetes, confeccionados por paróquias, congregações e movimentos que compõem a Arquidiocese de Curitiba.
Confecção do tapete e atrações no Corpus Christi 2023
De acordo com a organização, 4 mil voluntários devem atuar na confecção do tapete, que terá início às 8h. A Santa Missa acontece às 15h em frente à Catedral de Curitiba, na praça Tiradentes, onde 9 mil pessoas estão esperadas para comungar.
Além dos desenhos artísticos, durante o percurso da procissão estão previstas cenas teatrais sobre a Eucaristia e Vocação, representadas por ministérios de teatro das paróquias e comunidades.
Nos dias que antecedem o Corpus Christi, o Santíssimo Sacramento percorrerá hospitais, instituições assistenciais e asilo. Este ano, pela primeira vez, também a penitenciária feminina de Piraquara.
O evento já faz parte do calendário oficial da cidade através da Lei 15.219, de 22 de maio de 2018, bem como do calendário oficial turístico do Estado do Paraná, através da Lei 19.466, de 23 de abril de 2018. Para este ano, os organizadores estimam um público aproximado de 120 mil pessoas.
REDAÇÃO DO DT com agências.