Agências de turismo já oferecem passeios sobre duas rodas para turistas e moradores da capital paulista. Elas apostam no apelo de marketing das bicicletas após a boa recepção dos paulistanos ao aumento das vias para ciclistas.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), São Paulo possui 183,3 km de vias para bicicleta. A meta da prefeitura é entregar um total de 400 km até o final do ano que vem. Isso contribui para que turistas e moradores da capital enxerguem essa opção de transporte.
Os passeios oferecidos pelas agências já utilizam essas rotas, mas os trajetos não ficam restritos às ciclovias.
O aumento de ciclovias na cidade causou polêmica e debates acalorados nas redes sociais.
Em meio à comemoração dos cicloativistas, comerciantes reivindicam calçadas livres para receber mercadorias, motoristas questionam o impacto no trânsito e moradores se preocupam com a falta de vagas para estacionar.
Mas pesquisa realizada pelo Ibope apontou que 88% dos paulistanos são favoráveis à criação de mais ciclovias na cidade. "O investimento nas ciclovias abriu um nicho de mercado, mas a curto prazo contamos mais com o marketing que ele oferece do que com o lucro", afirma Gustavo Angimahtz, fundador da agência Pediverde.
Segundo Wilson Poit, presidente da SPTuris, o cicloturismo urbano já é comum em metrópoles como Nova York, Londres e Buenos Aires. "São lugares com estrutura mais consolidada para bicicletas e que, posteriormente, passaram por um processo de transformação cultural para aceitá-las em seus cotidianos. A oferta de estrutura proporciona serviços especializados nesse tipo de público, como o turismo de bike", explica.
MVB