DA REDAÇÃO
Depois de conhecer e produzir reportagens autorais sobre a Mãe Terra e o Vale Sagrado em Cusco, no Peru, mergulhar nos segredos da Patagônia Chilena e descrever a cultura e as atividades da região dos Lagos em especial a suntuosa construção do Termas Puyehue Hotel, aos pés da Cordilheira dos Andes. Agora a equipe do DIARIO desembarca na Ilha de Páscoa para a fase final da expedição. A Ilha com cerca de 8 mil habitantes é conhecida internacionalmente por sua rica arqueologia, principalmente por suas esculturas gigantes, como os Moas.
O jornalista Paulo Atzingen, acompanhado do fotógrafo Wanderley Mattos, em cinco dias percorrerá a Ilha e, entre outras atividades, visitará os vulcões Rano Kau e Rabo Raraku, sítios arqueológicos, bem como produzirá reportagens sobre o Turismo receptivo da Ilha, especialmente o Hotel Hangaroa, onde estão hospedados.
Em 2016 completou 50 anos que o governo chileno instaurou uma administração Civil na Ilha, chamada na língua nativa de Rapa Nui. Existe, no entanto, um movimento de emancipação não reconhecido pelo Chile.