Viagem ao redor do planeta é organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation. Expedição faz parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030).
EDIÇÃO DO DT com agências
Ao som do canto típico da tripulação e sob o céu azul do Rio de Janeiro, chegou ao Píer Mauá o navio-escola norueguês Statsraad Lehmkuhl, às 9h52, do dia 23 de fevereiro. A chegada dá início à etapa brasileira da Expedição One Ocean, que ficará no país até 26 de fevereiro.
Veja também as mais lidas do DT
O veleiro Statsraad Lehmkuhl atracou no Píer Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, e sediará o seminário “Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis” (Green Technology for Sustainable Oceans), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O veleiro foi recepcionado pelo embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, e a cônsul-geral do país, Marianne Fosland, além da Marinha Brasileira. A Expedição One Ocean é uma viagem ao redor do planeta organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas.
A expedição faz parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como principal objetivo chamar a atenção e compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável numa perspectiva global. Como comenta a cônsul geral norueguesa, Marianne Fosland, todos compartilham o mesmo oceano, dependem dele para a alimentação, prosperidade, saúde e para o futuro das comunidades costeiras.
A One Ocean partiu em agosto de 2021, da Noruega, num veleiro 98 metros de comprimento, para onde vai retornar em abril de 2023, após dar a volta ao mundo. Até lá, terá navegado 55 mil milhas náuticas durante cerca de 19 meses e visitado 36 portos em diferentes países. O Statsraad Lehmkuhl, que tem 108 anos de idade, foi reformado e equipado com tecnologia de última geração para coletar dados sobre física, química e biologia dos oceanos ao longo da viagem.
UNIVERSIDADE FLUTUANTE
O veleiro também funciona como uma universidade flutuante, recebendo equipes de estudantes e jovens líderes nas diferentes etapas da viagem. Recebe conferências, seminários e outros eventos a bordo durante as paradas nos portos e disponibiliza acesso em tempo real a dados, vídeos e histórias da expedição para inspirar jovens, cientistas e cidadãos, além de engajá-los em prol de ações de desenvolvimento sustentável com base nos oceanos.
A programação da Expedição One Ocean no Brasil inclui reuniões e eventos políticos, culturais e científicos. No dia 24 de fevereiro, o navio-escola vai sediar o seminário Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis, realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro com representantes de empresas e autoridades norueguesas e brasileiras.
“Ambos os nossos países são grandes estados oceânicos. A Noruega e o Brasil dependem de indústrias oceânicas sustentáveis para nossa prosperidade, nossa saúde e para o futuro de nossas comunidades costeiras. E sabemos que o oceano pode nos dar mais recursos e serviços – se for administrado com cuidado e de forma sustentável”, ressaltou Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega no Brasil.
Para familiarizar o público brasileiro com a expedição One Ocean, há também um vídeo do evento musical online Ocean Alarm, com a apresentação do músico norueguês Kenneth Ishak e da brasileira Luiza Lian e imagens da expedição e o veleiro e de depoimentos de diplomatas sobre a sustentabilidade dos oceanos. A gravação ficará disponível até 10 de março, no YouTube.
Para mais informações sobre a Expedição One Ocean no Brasil, acesse: https://bureaumundo.com/one-ocean-expedition/
Mais detalhes sobre a Expedição One Ocean estão disponíveis AQUI.