quinta-feira, abril 3, 2025
HomePolíticas de turismoExpresso Turístico da CPTM é destaque na reunião do...

Expresso Turístico da CPTM é destaque na reunião do Conturesp

O tema principal da quarta reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp), realizado na terça-feira (1 de abril), foi o Expresso Turístico, serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que envolve uma experiência única aos turistas, resgata o charme das viagens de trem, valor cultural e conexão com o passado ferroviário. Uma verdadeira imersão na história e na essência ferroviária de São Paulo.

O encontro deste mês aconteceu na Expotel, feira realizada na capital paulista e que é um dos maiores encontros de empreendedores do setor de hotelaria do Brasil. Na oportunidade, a secretária-executiva da Pasta, Luciane Leite, representou o secretário Roberto de Lucena, presidente deste Conselho, ao lado de Armando Arruda Pereira, secretário-executivo do Conturesp, Shirley Duarte, representando a coordenadora de Turismo da Setur-SP, Ana Clemente, e Maria Helena Boeri, secretária do Conselho.

Vale dizer que a CPTM é uma sociedade de economia mista operadora de transporte ferroviário vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. O Expresso Turístico tem capacidade de lotação para quatro carros com 88 assentos. Atualmente são três destinos que podem ser visitados pelos turistas: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partida e chegada na Estação da Luz, Capital.

Em Paranapiacaba, vila histórica na Serra do Mar, encanta com seu patrimônio ferroviário e natureza exuberante em percurso de 48 km. O Museu Castelinho relembra o passado da São Paulo Railway, enquanto o Parque Natural Municipal oferece trilhas em meio à Mata Atlântica. Já no município de Jundiaí, num percurso de 60 km, os turistas podem conhecer o charme das vinícolas locais e degustar vinhos produzidos na região. Além disso, o Parque da Uva e o Jardim Botânico oferecem espaços ideais para momentos de lazer e contato com a natureza. Este destino conta com uma infraestrutura turística bem estruturada.

Em Mogi das Cruzes, com 55 km de percurso, nota-se a riqueza em história, cultura e belezas naturais, perfeita para quem busca uma experiência autêntica e memorável. Ao desembarcar, os visitantes podem explorar o Parque Centenário, e constatar a fama de sua gastronomia, especialmente pelos restaurantes rurais.

As apresentações foram feitas pelas coordenadoras do Expresso Turístico Maíra Maciel Leite e Bruna Domingues Alves Paes de Almeida, ambas da CPTM. Informaram que os interessados podem acessar o seguinte instagram: Expresso Turístico CPTM (@expressoturisticocptm).

Muitos conselheiros expressaram-se durante a reunião do Conturesp, e os temas foram abrangentes, como Pet Friendly; Jogos e Cassinos em território paulista; a importância dos receptivos nos equipamentos turísticos; o prêmio Abime (Associação Brasileira de Imprensa da Mídia Eletrônica); próximo Ranqueamento das Estâncias Turísticas e dos Municípios de Interesse Turístico e a Abav Travel/SP em 9 e 10 de abril de 2025 em Campinas. Shirley, da Coordenadoria de Turismo (Cotur) da Setur-SP informou aos conselheiros sobre as ações da Pasta em favor do setor, a exemplo do estande montado para 1º e 2 de abril no Expotel, a participação da Secretaria na WTM Latin America feira de Turismo que ocorre de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, o Sabor de São Paulo em Araçatuba e, em breve, o lançamento das Rotas do Café em conjunto com as outras secretarias de Abastecimento e Agricultura, Desenvolvimento Econômicoe e Casa Civil.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque