De acordo com a nova pesquisa da Abrasel RJ, mais da metade dos proprietários de bares e restaurantes do RJ esperam aumentar faturamento no Dia dos Namorados
A mais nova pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ) aponta um clima de otimismo no setor de alimentação fora do lar. Isso porque 70% dos empresários esperam um aumento de faturamento no Dia dos Namorados deste ano, em comparação à mesma data do ano anterior.
Esse levantamento foi feito entre os dias 24 e 31 de maio com proprietários de bares e restaurantes do RJ.
Entre os entrevistados, 56% acreditam que o aumento deve ser de até 30%. “O Dia dos Namorados tradicionalmente é uma data de maior movimento. Neste ano, a expectativa dos empresários demonstra uma recuperação promissora e reflete o trabalho duro que os profissionais do setor têm feito para superar os desafios apresentados nos últimos tempos”, afirmou Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ.
Setor espera aumentar faturamento no Dia dos Namorados, mas retomada continua
No entanto, a pesquisa também revela que ainda há um caminho considerável rumo à plena recuperação. Isso porque 23% dos bares e restaurantes registraram prejuízo no mês de abril, apesar de uma queda de 4% em relação a março. Os dados também apontam que 37% tiveram lucro e 36% operaram em equilíbrio.
Veja também as mais lidas do DT
Empréstimos e preocupação com dívidas
Além disso, continua a ser uma preocupação importante o endividamento. Tanto que quase dois terços (65%) das empresas consultadas têm empréstimos contratados atualmente. Destas, 68% captaram crédito no PRONAMPE.
Inclusive, graças à nova lei promulgada em abril, que permite estender o prazo de pagamento junto aos bancos, 12% das empresas solicitaram renegociação e conseguiram. Porém, 6% ainda estão aguardando, 18% solicitaram e não conseguiram e 63% ainda não solicitaram.
Ainda, a inadimplência em relação ao programa é de 20%, significativamente acima da média do mercado, que é de 4,1%.
Para mais informações, acesse o site da Abrasel RJ.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.