Na última terça-feira (27), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) participou de uma sessão plenária da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre danos causados pelas enchentes no Rio Grande Do Sul. Na ocasião, a federação foi representada por Paulo Geremia, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre (SINDHA).
A audiência contou com vários representantes, entidades e autoridades, abordando pontos relevantes sobre o impacto das enchentes para as famílias e produtores rurais nos municípios afetados. Foram pontuadas necessidade de políticas públicas para o setor do turismo, cultura, aeroportos, rodovias federais, recuperação das unidades de saúde, hospitais, educação, dentre outros.
Com a palavra, Paulo Geremia, presidente do SINDHA, destacou o fato de que não foram apenas as empresas que estavam no raio da “mancha da enchente” que foram impactadas. “Todos os empresários do estado foram prejudicados. Tendo em vista que houveram impactos como: perda de insumos e equipamentos nos bares, hotéis e restaurantes, falha no abastecimento de água e energia elétrica, suspensão das atividades do aeroporto de Porto Alegre, além do bloqueio de rodovias”, detalhou.
Veja também as mais lidas do DT
Geremia argumentou ainda que o recurso financeiro disponível para recuperação do setor por meio de empréstimos e financiamentos é insuficiente. Por fim, o porta-voz da FBHA ressaltou que sem o parcelamento e maior prazo para pagamento de impostos, negociação de dívidas, e maior prazo para os financiamentos, não será possível manter a sustentabilidade dos negócios.
A audiência foi encerrada com o compromisso dos parlamentares em manter a mobilização e buscar soluções para o estado do Rio Grande do Sul e para as pautas apresentadas.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.