A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) realizou, nesta quarta e quinta-feira (8), no Rio de Janeiro, a primeira edição do Encontro dos Executivos dos Sindicatos Filiados.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o evento teve como objetivo fortalecer a atuação sindical por meio da qualificação das lideranças, da incorporação de inovações e da ampliação da qualidade dos serviços prestados aos associados. De acordo com a superintendente da FBHA, Ana Paula Patrício, a programação foi desenvolvida para promover o alinhamento estratégico, incentivar a troca de experiências e debater os principais desafios enfrentados pelo movimento sindical.
“Estamos promovendo este importante encontro para assegurarmos sindicatos cada vez mais eficientes e alinhados às demandas da categoria. Com uma atuação precisa e conjunta, conseguimos atingir nossos objetivos como entidade”, comentou Patrício.
Ferramentas gratuitas e liderança estratégica em pauta
A programação contou com um painel liderado por Danielle Fonseca, supervisora de Recursos Humanos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apresentou diversas ferramentas, com custo zero, que podem ser utilizadas para agilizar as atividades operacionais. Ela também pontuou a importância do gestor adotar uma postura estratégica, alinhada às novas demandas da liderança que, hoje, valorizam as habilidades socioemocionais com o objetivo de fomentar um ambiente de alta performance e voltado para resultados.
Sindilojas Caxias do Sul compartilha boas práticas
Na segunda apresentação do dia, a gerente executiva do Sindilojas Caxias do Sul, Lisandra De Bona, que comanda a entidade — referência nacional com oito mil associados — destacou a importância de incentivar o valor e a essência dos sindicatos como força motriz para o empresariado. A partir de uma reorientação estratégica, o Sindilojas direcionou seu foco para a comunidade, buscando ampliar sua visibilidade e fortalecer a proximidade com os empresários. Lisandra ressaltou ainda que todas as ações do sindicato são guiadas por seis linhas estratégicas bem definidas, alinhadas com a Fecomércio RS e a CNC, o que exemplifica a relevância de ações conjuntas.
Comunicação estratégica e reputação no centro do debate
Encerrando os trabalhos da manhã de quarta-feira, o Encontro de Executivos da FBHA trouxe Fábio Louzada, analista da Gerência Executiva de Comunicação da CNC. Em seu painel, o publicitário abordou ainda a importância de validar as decisões de gestão baseadas em pesquisas de imagens e reputação com o público alvo e frisou que os resultados esperados não são alcançados de imediato, portanto, a importância da continuidade e da mensuração das ações implementadas. Na ocasião, Louzada também apresentou o levantamento dos cerca de 750 produtos e serviços que o Sistema Comércio, através da CNC, Federações, Sesc e Senac oferecem para o empresariado e que são disponibilizados no site do Sistema Comércio.
Jurídico e inovação: orientações práticas para os sindicatos
Durante a tarde, o assessor jurídico da FBHA, Ricardo Rielo falou sobre “Enquadramento sindical e negociação coletiva: como potencializar resultados”, trazendo orientações práticas e eficazes para o pleno funcionamento do braço jurídico de cada sindicato. Em seguida, o analista de inovação da Diretoria de Economia da CNC, falou sobre inovações de produtos e serviços e exemplificou novos caminhos para geração de valor junto ao associado.
Planejamento e expectativas para 2025 encerram o encontro
No segundo dia de evento, os palestrantes Mateus Dornelas, analista de Gestão Sindical; João Braga, analista de Gestão Sindical; e Luiza Almeida Ferreira, ambos da Divisão Jurídica e Sindical da CNC, falaram sobre o Programa Atena e suas expectativas para o ano de 2025. Em seguida, Rafaela do Rio, gerente de Planejamento, da Gerência de Planejamento da CNC e Mariana Arca, especialista de Planejamento e Gestão, da Gerência de Planejamento da CNC, falaram sobre a importância de um bom planejamento para as federações e sindicatos e como aplicá-lo.
Sobre a FBHA
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.