Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou projeto turístico voltado a ações de promoção na Semana Santa deste ano
REDAÇÃO DO DIÁRIO com informações do Estado de Minas
Na manhã desta segunda-feira (19), após missa celebrada pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou o projeto turístico “Minas Santa 2024”, envolvendo cerca de 600 municípios mineiros.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com o jornal Estado de Minas, o projeto visa atrair ainda mais visitantes às solenidades da Semana Santa (de 24 a 31 de março).
Após a missa, Zema declarou à publicação mineira que “o objetivo é fazer o que dom Walmor vem fazendo no santuário da Serra da Piedade, um atrativo turístico que reúne beleza, fé cristã e patrimônio cultural”. Assim, “queremos estender este trabalho para todas as regiões de Minas, pois fé, cristianismo e turismo caminham juntos. Temos condições de fazer, na Semana Santa, o mesmo sucesso dos eventos que realizamos no Natal, réveillon e carnaval”.
Apoiando o novo projeto estarão: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e Fundação Clóvis Salgado. Há apoio da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), Associação Mineira dos Municípios (AMM), Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, (Fecitur), Associação das Cidades Históricas, assim como representações religiosas.
Mais investimento na Semana Santa
Conforme destacado pelo jornal Estado de Minas, o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, ressaltou os pontos cruciais para que haja esse investimento. “Vamos promover a Semana Santa como atrativo turístico, lembrando que há muitas cidades com bens reconhecidos como patrimônio imaterial”, pontuou.
Segundo a publicação, a expectativa é se que sejam injetados R$ 5 bilhões na economia. Conforme a Secult, 36% dos turistas que visitam Minas têm como principal motivação conhecer os bens religiosos e riqueza histórico-cultural.
“Nosso objetivo continua sendo posicionar Minas como principal destino turístico do país durante a Semana Santa, dando protagonismo às diversas expressões culturais religiosas (católicas, evangélicas e das afromineiridades) relacionadas à fé, e valorizar o patrimônio cultural material e imaterial”, ressaltou o secretário. Ele adiantou que, em BH, haverá encenação da Paixão de Cristo, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, com todos os setores artísticos da Fundação Clóvis Salgado.
Leônidas explica que, no ano passado, não foi o carnaval o maior responsável pelo “boom” no turismo de Minas: “No mês de abril, quando ocorreu a Semana Santa, na primeira versão do Minas Santa, registramos um crescimento de 730% acima da média nacional, no setor turístico”. No programa, “os municípios apresentam as atividades referentes ao período e, então, nós oferecemos todo esse patrimônio, como ocorre na Europa, como atrativos. É o turismo da fé, e nós temos aqui a arte barroca, igrejas, imagens, enfim, um grande acervo”, diz o titular da Secult.
Como será a divulgação
A iniciativa inclui a divulgação da programação da Semana Santa de todas as cidades no Portal Minas Gerais, nas redes sociais do governo e no blog Daqui de Minas. “Trata-se de um projeto muito positivo, pois mostra as maravilhas de cada região, abrindo as portas aos visitantes “, observou a secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio do Serro (Vale do Jequitinhonha), Grasielle Reis, também ao Estado de Minas.