Parecem amigos inseparáveis e que tocam juntos há décadas. Parece que a única desculpa de se ausentarem de casa é para tocar chorinho pelos bares, restaurantes e hotéis do Guarujá. Acertamos. É isso mesmo. O quarteto ‘Chorando Baixinho’ formado por Zé Carlos (clarinete e flauta transversal), Carlinhos (pandeiro e cavaquinho), Dito (violão de 7 cordas) e Quinho (cavaquinho) são amigos há muito tempo e tocam há décadas pelos bares e restaurantes do Guarujá.
A feijoada de todo sábado no Casa Grande Hotel Resort & Spa é regada ao chorinho desse quarteto ‘Chorando Baixinho’, nome herdado da composição de Abel Ferreira (gravada, pasmem, nos idos de 1942) e que ecoa até hoje em ouvidos pouco dispersos.
O conjunto da obra cria um espetáculo discreto aos hóspedes, mas enxertado de uma brasilidade que só nós temos: a arquitetura colonial do hotel, a decoração tropical com confortáveis cadeiras em palhinha, a caipirinha genuinamente piracicabana e a feijoada, que dispensa apresentações. Soma-se a tudo isso as músicas do quarteto, que emprenham a varanda do restaurante Atlântico – Frutos do Mar.
O clarinete ou a flauta transversal tocada por Zé Carlos se impõem sobre o violão do Dito, sobre o pandeiro do Carlinhos e sobre o cavaquinho do Quinho. Mas é uma imposição harmônica onde se convergem esse chamado ao mestre maior do chorinho, o senhor Pixinguinha, que dispensa apresentações. (por Paulo Atzingen)
Veja também as mais lidas do DT
_______________________
Serviço 1:
Restaurante Atlantico – Frutos do Mar
Casa Grande Hotel Resort & Spa – Av. Miguel Stéfano, 1001 – Enseada – Guarujá
Reservas Tel. – (13) 3389-4000 – www.casagrandehotel.com.br
_____________________
Serviço 2:
Chorando Baixinho quarteto
Whatsapp – (13) 98109-7867 – (José Carlos Mazieros)