A Federação Nacional de Turismo – Fenactur apresentou nesta quarta-feira (28) um carta se manifestando também contrária e repudiando a matéria veiculada na TV Bandeirantes no último sábado (24) pelo jornal da Band. A matéria intitulada “A Maioria dos brasileiros dispensa agências para viajar” foi também contestada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Na carta a entidade discorre sobre a importância das agências de viagens no fluxograma do mercado de turismo brasileiro, sua legitimidade por meio da Lei nº 11.771 de 2008, a chamada Lei Geral do Turismo, que oficializa a atividade e do grande lastro de fornecedores e consumidores de serviços turísticos que esse mercado possui.
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A Fenactur solicita à TV bandeirantes um direito de resposta: “respeitosamente, reiteramos nosso pleito de espaço de resposta para a matéria “Maioria dos brasileiros dispensa agências para viajar”, permitindo-nos também sugerir que a TV Bandeirantes aproveite a oportunidade que se apresenta para prestar
um serviço para a sociedade brasileira através de uma matéria esclarecedora sobre o papel das Agências de Viagens para os viajantes, as pessoas e a economia do Brasil”. A carta foi endereçada ao presidente da TV Bandeirantes, Johnny Saad com cópia para o diretor da TV, Caio Luiz de Carvalho.
Outras entidades, além de Fenactur e ABAV também engrossam o coro, como a ABIH-RJ, e FOHB -Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.
Em nota da ABAV, veiculada na última terça-feira (27), a entidade afirma que “a emissora erra não apenas ao não buscar dados oficiais, como também ao abordar o assunto do agenciamento de viagens, de forma unilateral, sem a participação de porta-vozes das entidades de classe. Repudiamos a disseminação de informações veiculadas sem embasamento e fontes fidedignas”, diz a nota.
E finaliza apontando os números da entidade: “Falando em nome das 2,2 mil associadas em todo o Brasil, a ABAV tem reiteradamente divulgado que as agências de viagens respondem por cerca de 80% de todas as vendas do setor de viagens no Brasil, distribuídas entre pacotes turísticos (90%), passagens aéreas internacionais (85%), passagens aéreas nacionais (70%), cruzeiros marítimos (75%), hotéis (60%), e locação de veículos (28%). Dados confirmados na apuração do Anuário Braztoa divulgado em março deste ano, com base na movimentação de 2018″.