Fenactur também repudia matéria da TV Bandeirantes que “dispensa agências para viajar”

Continua depois da publicidade

A Federação Nacional de Turismo – Fenactur apresentou nesta quarta-feira (28) um carta se manifestando também contrária e repudiando a matéria veiculada na TV Bandeirantes no último sábado (24) pelo jornal da Band. A matéria intitulada “A Maioria dos brasileiros dispensa agências para viajar” foi também contestada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Na carta a entidade discorre sobre a importância das agências de viagens no fluxograma do mercado de turismo brasileiro, sua legitimidade  por meio da Lei nº 11.771 de 2008, a chamada Lei Geral do Turismo, que oficializa a atividade e do grande lastro de fornecedores e consumidores de serviços turísticos que esse mercado possui.

Veja também as mais lidas do DT

A Fenactur solicita à TV bandeirantes um direito de resposta: “respeitosamente, reiteramos nosso pleito de espaço de resposta para a matéria “Maioria dos brasileiros dispensa agências para viajar”, permitindo-nos também sugerir que a TV Bandeirantes aproveite a oportunidade que se apresenta para prestar
um serviço para a sociedade brasileira através de uma matéria esclarecedora sobre o papel das Agências de Viagens para os viajantes, as pessoas e a economia do Brasil”. A carta foi endereçada ao presidente da TV Bandeirantes, Johnny Saad com cópia para o diretor da TV, Caio Luiz de Carvalho.

Outras entidades, além de Fenactur e ABAV também engrossam o coro, como a ABIH-RJ, e FOHB -Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.

Em nota da ABAV, veiculada na última terça-feira (27), a entidade afirma que “a emissora erra não apenas ao não buscar dados oficiais, como também ao abordar o assunto do agenciamento de viagens, de forma unilateral, sem a participação de porta-vozes das entidades de classe.  Repudiamos a disseminação de informações veiculadas sem embasamento e fontes fidedignas”, diz a nota.

E finaliza apontando os números da entidade: “Falando em nome das 2,2 mil associadas em todo o Brasil, a ABAV tem reiteradamente divulgado que as agências de viagens  respondem por cerca de 80% de todas as vendas do setor de viagens no Brasil, distribuídas entre pacotes turísticos (90%), passagens aéreas internacionais (85%), passagens aéreas nacionais (70%), cruzeiros marítimos (75%), hotéis (60%), e locação de veículos (28%). Dados confirmados na apuração do Anuário Braztoa divulgado em março deste ano, com base na movimentação de 2018″.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade