O município de Cachoeira, um dos principais destinos do turismo religioso da Bahia, realiza, a partir de domingo (9), e até 25 de novembro, a Festa D’Ajuda. Uma das festas populares mais antigas do estado – acontece há mais de 400 anos -, o evento atrai devotos católicos, principalmente do Recôncavo.
O ponto alto dos festejos é no dia 23 (domingo), quando chega a reunir cerca de 15 mil visitantes. Nesse dia, no Largo D’Ajuda, acontecem shows de grupos de samba de roda da cidade e apresentação do Terno da Alvorada.
De acordo com secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luiz Bernardo, a rede hoteleira da cidade, que conta, em média, com 750 leitos, atinge, nesse período, 90% de ocupação.
Veja também as mais lidas do DT
O secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão, destaca a importância da expansão do turismo religioso para a economia. “A Bahia possui grande potencial neste segmento e atrai visitantes para municípios como Cachoeira, Maragojipe e Salvador”, disse. “A Festa da Ajuda, a do Bonfim e o Santuário da Bem Aventurada Dulce dos Pobres são dos mais relevantes dos nossos festejos”.
A programação, que une o sagrado e o profano, com tríduo, procissão, missa, fanfarras, terno e samba de roda, é aberta com o Bando Anunciador, às 10h do dia 9, com um desfile na Praça Maciel, seguido de charangas e caminhões alegóricos.
Profana
Os embalos, grupos de foliões que saem ao som de fanfarras em direção ao Centro Histórico, nos dias 18 (terça-feira) e 21 (sexta-feira), fazem a alegria da parte profana da festa.
Com origem e apelo popular, a Festa D’Ajuda homenageia a padroeira da primeira capela de Cachoeira, município localizado a 110 quilômetros de Salvador, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, criada por senhores de engenho que habitavam a cidade. A comemoração dedicada à santa surgiu como forma de ajudar os trabalhadores na época da abolição da escravatura. A manifestação religiosa é organizada pela Irmandade de Nossa Senhora D’Ajuda.
Serviço:
Informações sobre a festa (75) 8202-9190
Posto de Informação Turística (75) 9933-3904
MVB