De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal do Turismo – Prefeitura de São Luís, as festas juninas vão impactar positivamente o turismo e a economia local, além da hotelaria, o setor aéreo e a geração de empregos.
A cidade de São Luís (MA) está com números positivos para o turismo. Somente no feriado de Corpus Christi, a previsão era de chegar a São Luís 24.655 pessoas, injetando mais de 8,5 milhões de reais na economia local, entre transporte local, passeios e entretenimento turístico, gastronomia, bares e cafés, souvenirs e artesanato. A estimativa é de fechar o mês de junho com 129.994 visitantes e cerca de 46 milhões injetados diretamente na economia local.
Esses dados são coletados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a empresa de consultoria em turismo Up Soluções.
Ocupação hoteleira em São Luís, capacitação de agentes de viagem e divulgação nas redes sociais
A ocupação hoteleira para este mês de junho também está satisfatória, já que alcançou 62,67% de taxa de ocupação geral; e índice um pouco melhor, 65,25% na orla da cidade. Esta foi a melhor taxa registrada neste ano de 2022.
“Desde o início de 2020, estamos capacitando agentes de viagem de todo o país para venda do destino São Luís. Já foram mais de 14 participações em eventos de turismo nacionais, além de Famtours e capacitações in loco. São mais de 5.000 agentes capacitados diretamente sobre a nossa cidade”, explicou Saulo Santos, secretário municipal de turismo de São Luís, em nota oficial enviada por e-mail ao DIÁRIO.
O gestor também ressaltou que está sendo realizado um trabalho muito forte voltado para as redes sociais: “Sempre realizamos pesquisas para entender quem é o nosso público de turistas e o que eles gostam de consumir. Baseado nisso, criamos estratégias para atingir ainda mais pessoas via redes sociais. Atualmente, passamos dos 50 mil seguidores, atingindo milhares de pessoas com conteúdos sobre São Luís. Com isso, temos o objetivo de atrair cada vez mais turistas”, disse Saulo, em nota oficial.
Veja também as mais lidas do DT
Outros dados sobre o turismo em São Luís
São Luís tem se mostrado uma excelente opção para quem busca uma boa experiência com baixo custo. 92% dos visitantes consideram a experiência em São Luís como boa ou ótima. 55% dos turistas gastam em média R$ 350 por dia, e os outros 45% gastam até R$ 200 por dia.
O Centro Histórico, as praias e o Espigão Costeiro são os top 3 atrativos dos visitantes, com 25%, 22% e 13,5% de interesse para conhecer, respectivamente. O Centro Histórico, por exemplo, tem avaliação de 4,7 estrelas no Google, mesma avaliação do Espigão Costeiro.
Para chegar aos resultados desta pesquisa, são utilizados dados de fluxo turístico e de pesquisa de demanda, bem como índices de série histórica – pesquisas respondidas com parceria do trade turístico de São Luís, que disponibilizam espaços para divulgação das pesquisas em hotéis, bares, restaurantes e veículos de transporte turístico.
Os dados consolidados e disponibilizados pela CCR Aeroportos, administradora do Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado, permite estimar com precisão o fluxo turístico no modal aéreo. Na série histórica, o aéreo representa 34% do fluxo turístico, rodoviário 47%, aquaviário 11% e ferroviário 8%.
Ao comparar esses dados com a ocupação hoteleira de São Luís, é possível afirmar que a média histórica de viajante aéreo representa 78% dos clientes da hotelaria. Ou seja, a taxa de ocupação hoteleira (número de viajantes) deve ser próxima dos 78% que desembarcam no aeroporto, os turistas que chegam para conhecer a cidade.
Em relação à empregabilidade resultante do setor turístico para este período das festas juninas de São Luís, são 460 empregos diretos e indiretos gerados no período de festas. Logo, o turismo é cada vez mais uma fonte para geração de emprego e renda para a comunidade local.
Para saber mais, acesse o site da Secretaria Municipal do Turismo – Prefeitura de São Luís.