(Edição do DT com agências)
A 18ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes começou na última sexta-feira (21), levando mais de 60 chefs e palestrantes para a cidade histórica mineira de 7 mil habitantes. Os três dias de programação atraíram cerca de 20 mil pessoas para o evento, que esse ano faz parte do projeto FARTURA, e movimentaram 15 milhões de reais em negócios. Produtores e chefs dos estados por onde passou a Expedição FARTURA Gastronomia, que é a base do projeto, integraram a programação em aulas e jantares, dividindo receitas, ingredientes e aprendizado com o público do festival. Esse ano, a equipe liderada pelo curador do Festival, Rusty Marcellini, percorreu cinco estados brasileiros: Goiás, Tocantins, Pará, Piauí e Maranhão.
Desde as 17h da sexta-feira, os largos do Chef e das Forras serviam pratos preparados por chefs de Minas Gerais. Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, em Belo Horizonte, servia dois pratos quentes. O chef conta que vendeu 700 porções no total, sendo 600 dos pratos quentes, que acabaram no domingo.
Veja também as mais lidas do DT
Os jantares exclusivos também foram destaque. Uma das novidades do festival é o intercâmbio entre chefs franceses e mineiros. Nos dias 21 e 22, Xavier Burelle e Laela Mouhamou, que vieram da cidade de Mougins para Tiradentes, e Rolland Villard, do Rio de Janeiro, homenagearam a França no restaurante Pacco & Bacco. Outros chefs como Manu Buffara, de Curitiba, Marcelo Corrêa Bastos, de São Paulo, e Daniela Martins, de Belém, também cozinharam nos restaurantes da cidade.
Em outros pontos de Tiradentes também aconteciam cursos e degustações nos espaços Senac, como a aula com Dona Nena, do Pará, que falou sobre os brigadeiros de cacau feitos na região. O clássico queijo mineiro também esteve entre os cursos: Guilherme Ferreira, da Estância Capim Canastra, foi um dos palestrantes sobre o tema.
Inéditos esse ano também foram os roteiros gastronômicos, que levaram os visitantes para conhecer pequenos produtores no entorno de Tiradentes, como a Fábrica do queijo Catauá e o Engenho Boa Vista – onde está o alambique mais antigo do Brasil, em funcionamento.
O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes continua acontecendo durante a semana, até o dia 30 de agosto. No próximo final de semana, estarão presentes outros chefs de fora como Serge Chollet e Emmanuel Ruz, da França, e Rafa Costa e Silva, do Rio de Janeiro.