Agência com Edição do DT
O Festival de Vinhos – Edição Uruguai reunirá 12 bodegas uruguaias em uma noite de degustação de vinhos, azeites e queijos em Olinda, no Convento de São Francisco. Trata-se de um evento único e exclusivo para apenas 250 pessoas no dia 15 de dezembro.
O evento marca uma missão empresarial realizada pelo Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) no ano de comemoração dos 15 anos da entidade. A entidade realiza a ação em parceria com o Governo de Pernambuco (Empetur), a Secretaria de Turismo de Olinda, o Consulado do Uruguai em Pernambuco e a GOL Linhas Aéreas. “O projeto foi desenvolvido para manter a viabilidade da nova conexão direta entre os destinos Recife e Montevidéu”, afirma o presidente do Recife CVB, Bruno Herbert.
Veja também as mais lidas do DT
Desde junho deste ano, a GOL Linhas Aéreas opera a rota com voos diretos aos sábados. “A ideia é aproximar o público pernambucano da cultura uruguaia e com isso contribuir para um fluxo maior no trecho Recife – Montevidéu, uma vez que o voo precisa ter demanda tanto na ida quanto na volta”, comenta Herbert.
O vinho foi eleito como tema chave da missão empresarial, uma vez que a produção vinícola do país é reconhecida internacionalmente. O Uruguai está entre o terceiro e quarto maior produtor de vinhos finos do continente e entre os dez maiores consumidores per capita do mundo. São aproximadamente 300 vinícolas no Uruguai.
Mercado
O Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países que mais consomem vinhos uruguaios, representando 47% das exportações de rótulos e um mercado de US$ 4 milhões. Só em 2015, foram mais de 1,3 milhão de litros, em especial da uva Tannat. A variedade, originária do sudoeste da França, é cultivada desde 1870 no Uruguai. A produção é familiar e as colheitas 100% manuais. No ano passado, os turistas brasileiros corresponderam a 14,5% dos três milhões de visitantes.