sábado, agosto 2, 2025
InícioBlog do DiárioFestival do Folclore de Olímpia 2025 celebra raízes culturais...

Festival do Folclore de Olímpia 2025 celebra raízes culturais do Brasil com destaque para o Maranhão

Neste sábado (02), Olímpia dá início à 61ª edição do Festival do Folclore (FEFOL), que se estende até o dia 10 de agosto e promete uma verdadeira imersão nas raízes da cultura popular brasileira.

DA REDAÇÃO com assessorias

Com o tema “Raízes que nos Conectam”, a festa reúne 61 grupos folclóricos e parafolclóricos de 20 estados, representando todas as regiões do país — entre eles, 17 estreiam no evento. Cerca de 2 mil artistas, entre dançarinos, músicos e cantadores, compõem essa celebração gratuita, que é reconhecida como o maior festival de folclore do Brasil.

Abertura do Festival do Folclore de Olímpia 2025 celebra diversidade cultural

A programação começa às 19h, com o lançamento do Anuário da 61ª edição no Museu do Folclore, seguido pelo hasteamento de bandeiras e a cerimônia de abertura na Arena do Recinto. O espetáculo inaugural, conduzido por mais de 600 alunos, professores e colaboradores da rede de ensino, homenageia o estado do Maranhão, com enredo que valoriza a força das origens culturais brasileiras. Com direção artística do professor Tiago Pessoa Lourenço e produção musical de Taíse Renata da Cruz, o espetáculo destaca elementos como os Lençóis Maranhenses, o Bumba Meu Boi e os Cazumbás.

Participam ainda escolas locais, companhias culturais e grupos tradicionais, como GODAP, Frutos da Terra, Zazuê e Companhia Arte N’Alma. A noite se encerra com um grande desfile de grupos pela arena e apresentações a partir das 21h30, iniciando com o Boi de Morros (MA) e seguindo com atrações de estados como MG, RJ, AL, SP, PR, AC, RN e PA.

Festival do Folclore
Com o tema “Raízes que nos Conectam”, a festa reúne 61 grupos folclóricos e parafolclóricos de 20 estados, representando todas as regiões do país (Crédito: divulgação)

Festival do Folclore de Olímpia 2025 traz programação intensa e estrutura para toda a família

A programação do domingo inclui a tradicional Missa em Ação de Graças, às 9h30, na Igreja Matriz, com grupos folclóricos trajados conforme seus estados de origem. À noite, o Recinto do Folclore retoma as atividades com cortejos e 17 apresentações no palco principal, incluindo atrações do RJ, PI, SP, PA, SE, PE e TO. A Vila Brasil também ganha destaque com shows de música raiz, reunindo nomes como Coral Raízes, Juracy e Juarez Martins e Marcos Paulo e Luiz Miguel.

Durante os nove dias de evento, mais de 120 apresentações movimentam Olímpia, que recebe visitantes de todas as partes do país. A estrutura inclui parque de diversões, Pavilhão do Artesanato com 20 estandes, e uma ampla Praça de Alimentação com 66 barracas, operadas por entidades locais. A decoração, inspirada na cultura maranhense, transforma o Recinto em um cenário vibrante e acolhedor. O estacionamento oficial tem renda revertida à Santa Casa de Olímpia.

Sobre o Festival

Criado na década de 1960 pelo professor José Sant’anna, o FEFOL transformou Olímpia na Capital Nacional do Folclore desde 2017. Em 2025, a edição histórica homenageia o Maranhão e marca a estreia do estado do Acre no evento. Com entrada gratuita, o festival é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore.

SERVIÇO
61º Festival do Folclore – Jubileu de Castanheira
📅 2 a 10 de agosto de 2025
📍 Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, Avenida Menina Moça, 800 – Vila Hípica, Olímpia/SP
🎟 Entrada gratuita

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque