segunda-feira, novembro 10, 2025
InícioConteúdo de marcaFesturis 2025: Gramado apresenta Projeto Hortênsias e resgata tradições

Festuris 2025: Gramado apresenta Projeto Hortênsias e resgata tradições

Mais de 800 mil mudas já foram plantadas e distribuídas pela cidade, reforçando o símbolo que traduz a beleza e a identidade da Serra Gaúcha

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Durante o 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um novo capítulo foi adicionado à história da flor que simboliza a cidade. O Projeto Hortênsias, lançado em um ato simbólico de plantio, propõe revitalizar o legado iniciado há mais de um século e reconectar a comunidade à sua essência.

Gramado floresce novamente com o Projeto Hortênsias, movimento que valoriza a identidade local e envolve a comunidade em ações educativas - Foto: Gustavo Mirolli/Festuris
Gramado floresce novamente com o Projeto Hortênsias, movimento que valoriza a identidade local e envolve a comunidade em ações educativas – Foto: Gustavo Mirolli/Festuris

Um símbolo que floresceu com a cidade

A presença das hortênsias em Gramado remonta a 1918, quando o casal Osvaldina e João Leopoldo Lied trouxe do Rio de Janeiro as primeiras mudas. A partir daí, a flor se espalhou pelas ruas, tornando-se ícone da hospitalidade e do charme da Serra. Em 1958, a criação da Festa das Hortênsias consolidou o início do turismo local e deu início à tradição que hoje inspira o novo projeto.

Movimento de pertencimento e educação

Idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, com curadoria de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello, o projeto tem como missão resgatar o orgulho da comunidade e conectar gerações por meio de ações educativas, culturais e sociais.
Um dos pilares da iniciativa é o envolvimento das escolas municipais: alunos participarão de atividades de plantio, oficinas e produções didáticas sobre a importância da hortênsia para a história e o turismo local. Também estão previstos um livro infantil e um jogo pedagógico, fortalecendo o aprendizado e o sentimento de pertencimento desde cedo.

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs do Festuris, durante o lançamento do Projeto Hortênsias em Gramado (RS) - Foto: Gustavo Mirolli/Festuris
Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs do Festuris, durante o lançamento do Projeto Hortênsias em Gramado (RS) – Foto: Gustavo Mirolli/Festuris

Educação como agente transformador

O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, destacou o impacto formativo do projeto:

“Esse projeto resgata a história, resgata a essência e, o mais importante, vai ao encontro da base. Ele é um agente transformador. Estamos falando de educação, de formar novos cidadãos com valores, e estaremos lá junto deles.”

Uma homenagem viva à hospitalidade de Gramado

Emocionada, a idealizadora e embaixadora Beatriz Gehlen relembrou o papel inspirador das hortênsias na trajetória de Gramado:

“Estamos aqui para fazer este plantio da hortênsia, que foi o embrião dos grandes eventos em anos passados e continuará a ser nossa fonte inspiradora, desenvolvendo nosso sentimento de hospitalidade e encantamento.”

Beleza que se renova

Com mais de 800 mil mudas já plantadas e distribuídas pelo município, o Horto Municipal de Gramado segue empenhado em expandir o cultivo da flor símbolo. O Projeto Hortênsias nasce, assim, como um movimento de valorização da identidade local — celebrando a natureza, a cultura e o espírito acolhedor que fazem de Gramado um destino inesquecível.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque