sábado, junho 7, 2025
InícioMatérias especiaisFITCataratas mobiliza caravanas de até 1.200 km e transforma...

FITCataratas mobiliza caravanas de até 1.200 km e transforma Foz em polo nacional do turismo

Agentes de viagem vindos de cidades localizadas a até 1.200 quilômetros de distância estão entre os participantes do 20º Festival Internacional de Turismo das Cataratas – FITCataratas, realizado em Foz do Iguaçu (PR). A movimentação confirma a força do evento, considerado um dos mais relevantes do trade turístico na América Latina.

Por Paulo Atzingen, de Foz do Iguaçu*

“São caravanas rodoviárias de São Paulo para baixo, de todas as grandes cidades. Temos caravanas de Mato Grosso do Sul e, inclusive, do Paraguai e da Argentina. São três ou quatro caravanas só do Paraguai”, destacou Paulo Angeli, idealizador do festival.

Além do transporte terrestre, o evento também conta com caravanas aéreas, especialmente para os participantes vindos do Nordeste. Ao todo, cerca de 40 caravanas (rodoviárias e aéreas) foram mobilizadas para esta edição.

Segundo Angeli, essa estrutura logística é essencial para garantir a presença qualificada do público. “Esse apoio é inegociável. Estamos falando de negociações com companhias aéreas, restaurantes e hotéis. Tudo para facilitar a vida do agente de viagem. Não existe Festival das Cataratas sem o agente de viagem”, reforçou.

Segundo Angeli, essa estrutura logística é essencial para garantir a presença qualificada do público (Credito: Paulo Atzingen DT)

Longe de São Paulo ou Rio

“Nosso evento, que está entre os maiores do Brasil, é o único que não se realiza próximo a um grande centro. Então, preciso trazer tanto o expositor quanto o agente de viagem até Foz do Iguaçu”, explicou Angeli.

Mayara Angeli (diretora de marketing do FIT Cataratas e Paulo Angeli (fundador e organizador do FIT) - Crédito: Paulo Atzingen / DT
Mayara Angeli (diretora de marketing do FIT Cataratas e Paulo Angeli (fundador e organizador do FIT) – Crédito: Paulo Atzingen / DT

Operadoras parceiras

A seleção dos agentes convidados é feita em parceria com operadoras de turismo. “Nós oferecemos o transporte de ônibus e a hospedagem aqui em Foz, e as operadoras têm liberdade para escolher os agentes que virão. É natural que escolham os melhores, porque isso se transforma em um grande famtour.”

Durante o período do evento, Foz do Iguaçu recebe agentes de diversas regiões, especialmente do Sul e, com apoio aéreo, também do Nordeste. “Esses profissionais são os que mais produzem, é uma forma de incentivo. E ao chegar aqui, com a credencial do evento, têm acesso livre a todos os atrativos turísticos, que são parceiros do festival. Então é uma via de mão dupla: os atrativos se mostram aos agentes, e os agentes, por sua vez, são os mais qualificados, selecionados na origem por suas operadoras”, explicou ao DIÁRIO.

Hoteleiros engajados

De acordo com Angeli, os empresários locais também reconhecem a importância estratégica do evento e contribuem com tarifas acessíveis para os participantes.

“Os empresários do turismo de Foz entenderam a importância do festival. É só dar uma olhada no site do evento e você vai encontrar tarifas extremamente competitivas. Se uma diária no hotel custa R$ 400, nesses dias está por R$ 200, R$ 250 ou R$ 280. Eles têm interesse nesse público. Então, a cidade é nossa”, afirmou.

Agentes de viagem de São Paulo, que vieram na caravana da operadora Magic Fligth Travel
Agentes de viagem de São Paulo, que vieram na caravana da operadora Magic Fligth Travel (Crédito: Paulo Atzingen DT)

Azul Viagens e programação paralela

Entre os parceiros que aproveitam o festival para ampliar suas ações está a Azul Viagens, que trouxe cerca de 150 agentes de viagem para participar da convenção da empresa, marcada para o dia seguinte ao evento principal.

“Sim, isso faz parte da estratégia. Criar eventos paralelos ou subsequentes ao Festival é um objetivo nosso. Durante o evento, facilitamos que instituições do turismo realizem reuniões com seus associados, porque a maioria deles está aqui”, revelou Angeli.

Segundo ele, o FITCataratas se transforma, assim, em uma verdadeira plataforma multifuncional. “Temos cerca de 40 eventos acontecendo simultaneamente: a feira, o fórum científico, eventos tradicionais que chamamos de complementares, e outros encontros promovidos por diversas entidades.”

Elaine Bertolini, diretora da operadora Magic Flight Travel, trouxe dois ônibus para o FIT
Elaine Bertolini, diretora da operadora Magic Flight Travel, trouxe dois ônibus para o FITCataratas (Crédito: Paulo Atzingen DT)

FITCataratas: ambiente para lançamentos

O Ministério do Turismo, por exemplo, também aproveita a ocasião para promover ações estratégicas. “Eles aproveitam a presença maciça de profissionais do setor, e nós incentivamos isso. Nosso interesse é fomentar lançamentos de novos produtos e fortalecer o mercado como um todo. É isso que buscamos dentro do ambiente do festival”, concluiu.

O Festival Internacional das Cataratas- Fit Cataratas aconteceu de 4 a 6 e junho em Foz do Iguaçu, contando com mais de 1800 expositores, 250 estandes e 1500 marcas em mais de 7000 m².

*Paulo Atzingen viajou a convite do FIT Cataratas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque