Agentes de viagem vindos de cidades localizadas a até 1.200 quilômetros de distância estão entre os participantes do 20º Festival Internacional de Turismo das Cataratas – FITCataratas, realizado em Foz do Iguaçu (PR). A movimentação confirma a força do evento, considerado um dos mais relevantes do trade turístico na América Latina.
Por Paulo Atzingen, de Foz do Iguaçu*
“São caravanas rodoviárias de São Paulo para baixo, de todas as grandes cidades. Temos caravanas de Mato Grosso do Sul e, inclusive, do Paraguai e da Argentina. São três ou quatro caravanas só do Paraguai”, destacou Paulo Angeli, idealizador do festival.
Além do transporte terrestre, o evento também conta com caravanas aéreas, especialmente para os participantes vindos do Nordeste. Ao todo, cerca de 40 caravanas (rodoviárias e aéreas) foram mobilizadas para esta edição.
Segundo Angeli, essa estrutura logística é essencial para garantir a presença qualificada do público. “Esse apoio é inegociável. Estamos falando de negociações com companhias aéreas, restaurantes e hotéis. Tudo para facilitar a vida do agente de viagem. Não existe Festival das Cataratas sem o agente de viagem”, reforçou.

Longe de São Paulo ou Rio
“Nosso evento, que está entre os maiores do Brasil, é o único que não se realiza próximo a um grande centro. Então, preciso trazer tanto o expositor quanto o agente de viagem até Foz do Iguaçu”, explicou Angeli.

Operadoras parceiras
A seleção dos agentes convidados é feita em parceria com operadoras de turismo. “Nós oferecemos o transporte de ônibus e a hospedagem aqui em Foz, e as operadoras têm liberdade para escolher os agentes que virão. É natural que escolham os melhores, porque isso se transforma em um grande famtour.”
Durante o período do evento, Foz do Iguaçu recebe agentes de diversas regiões, especialmente do Sul e, com apoio aéreo, também do Nordeste. “Esses profissionais são os que mais produzem, é uma forma de incentivo. E ao chegar aqui, com a credencial do evento, têm acesso livre a todos os atrativos turísticos, que são parceiros do festival. Então é uma via de mão dupla: os atrativos se mostram aos agentes, e os agentes, por sua vez, são os mais qualificados, selecionados na origem por suas operadoras”, explicou ao DIÁRIO.
Hoteleiros engajados
De acordo com Angeli, os empresários locais também reconhecem a importância estratégica do evento e contribuem com tarifas acessíveis para os participantes.
“Os empresários do turismo de Foz entenderam a importância do festival. É só dar uma olhada no site do evento e você vai encontrar tarifas extremamente competitivas. Se uma diária no hotel custa R$ 400, nesses dias está por R$ 200, R$ 250 ou R$ 280. Eles têm interesse nesse público. Então, a cidade é nossa”, afirmou.

Azul Viagens e programação paralela
Entre os parceiros que aproveitam o festival para ampliar suas ações está a Azul Viagens, que trouxe cerca de 150 agentes de viagem para participar da convenção da empresa, marcada para o dia seguinte ao evento principal.
“Sim, isso faz parte da estratégia. Criar eventos paralelos ou subsequentes ao Festival é um objetivo nosso. Durante o evento, facilitamos que instituições do turismo realizem reuniões com seus associados, porque a maioria deles está aqui”, revelou Angeli.
Segundo ele, o FITCataratas se transforma, assim, em uma verdadeira plataforma multifuncional. “Temos cerca de 40 eventos acontecendo simultaneamente: a feira, o fórum científico, eventos tradicionais que chamamos de complementares, e outros encontros promovidos por diversas entidades.”

FITCataratas: ambiente para lançamentos
O Ministério do Turismo, por exemplo, também aproveita a ocasião para promover ações estratégicas. “Eles aproveitam a presença maciça de profissionais do setor, e nós incentivamos isso. Nosso interesse é fomentar lançamentos de novos produtos e fortalecer o mercado como um todo. É isso que buscamos dentro do ambiente do festival”, concluiu.
O Festival Internacional das Cataratas- Fit Cataratas aconteceu de 4 a 6 e junho em Foz do Iguaçu, contando com mais de 1800 expositores, 250 estandes e 1500 marcas em mais de 7000 m².
*Paulo Atzingen viajou a convite do FIT Cataratas