Entre janeiro e novembro de 2019, 7,5 milhões de turistas estrangeiros visitaram Madri, com um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior. Essa foi uma das afirmações Isabel Díaz Ayuso, presidente da Comunidade de Madri, durante esta manhã na FITUR, na capital espanhola.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais
Madri, 24 de janeiro de 2020. – A presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, disse nesta manhã na Feira Internacional de Turismo – FITUR que o turismo representa 7% do PIB da região e emprega 400 mil pessoas. Além disso, acrescentou ela entre janeiro e novembro de 2019, 7,5 milhões de turistas estrangeiros visitaram a a capital e suas regiões limítrofes, com um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior. Ela enfatizou que esses dados, longe de servirem para nos acomodar, “servem como estímulo para continuar inovando”. Por sua vez, o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, destacou os dados de dezembro na capital, com 4,5% a mais de visitas e 3,5% a mais de pernoites.
Esses representantes executivos participaram dos eventos comemorativos do Dia de Madri, organizado por ocasião da Feira Internacional de Turismo, que acontece de 22 a 26 de janeiro na Feria de Madrid.
Qualidade
O presidente da Comunidade de Madri afirmou que o futuro do setor de turismo regional e do resto da Espanha “não passa por recordes de visitas, mas pela qualidade”. O objetivo deve ser, em sua opinião, “excelência” e, para isso, considerou essencial a colaboração entre a Administração Pública – Comunidade de Madri e a Prefeitura de Madri – e a iniciativa privada de “criar um único destino: Madri”.
Em seu discurso lIsabel Díaz Ayuso garantiu que “temos centenas de razões para nos orgulhar” de Madri”. Enfatizou que Madri tem 641 monumentos de interesse cultural, três dos museus mais importantes do mundo , um parque nacional, duas reservas da biosfera, 30 estrelas Michelin em 23 restaurantes, 11 locais reais do patrimônio nacional, 41 castelos e fortalezas ou 37 festivais de música por ano.
Vanguarda
“Madri também é vanguarda, tendências, esporte, futuro e tecnologia; É o berço da Idade do Ouro, onde nasce o romance moderno, um novo teatro e a pintura mais profunda da história, com Velázquez na cabeça ”, disparou Díaz Ayuso.
No ano em que é comemorado o centenário da morte do escritor canarino Benito Pérez Galdós, ele afirmou que isso “simboliza a essência de Madri como pátria. Somos madrileños sem renunciar às nossas origens ou nossa essência, porque em Madri talento e personalidade sempre se somam. ”