A FITUR Screen, seção da feira internacional de turismo organizada pela FITUR em parceria com a Comissão de Cinema da Espanha, prepara sua oitava edição com foco no fortalecimento da conexão entre a indústria audiovisual e o turismo. O evento ocorrerá de 21 a 25 de janeiro de 2026 no IFEMA MADRID e contará, pela primeira vez, com o Prêmio de Melhor Experiência de Turismo de Tela.
Agências Internacionais com REDAÇÃO
Durante os dias profissionais da feira, de 21 a 23 de janeiro, a FITUR Screen desenvolverá seu programa especializado no Pavilhão 10. O espaço reunirá profissionais do turismo, comissões e escritórios de cinema, além de representantes do setor audiovisual, promovendo um ambiente fértil para troca de experiências e desenvolvimento de parcerias estratégicas.
Nos últimos anos, o turismo de tela consolidou-se como elo fundamental entre o audiovisual e o setor turístico. Segundo o Observatório Espanhol de Turismo de Tela, quatro em cada dez viajantes estrangeiros conheceram algum destino espanhol por meio de produções audiovisuais. Esse dado reforça como narrativas e cenários exibidos nas telas podem despertar o desejo de conhecer fisicamente determinados lugares.
FITUR Screen 2026: experiências que inspiram
A programação desta edição será pautada por uma ampla variedade de apresentações e atividades voltadas ao Programa de Experiências da Comissão de Cinema da Espanha. Esta iniciativa, financiada pelo Ministério da Indústria e Turismo – Secretaria de Estado para o Turismo (SETUR), busca fomentar produtos turísticos inovadores e sustentáveis com base em locações audiovisuais.
A área expositiva será dedicada à divulgação da diversidade de propostas do programa, ressaltando o potencial de gerar valor econômico e cultural nos territórios envolvidos, além de enriquecer a oferta turística espanhola.
Reconhecimento à excelência em turismo de tela
Reforçando o papel estratégico do cinema no desenvolvimento cultural e turístico, a FITUR Screen entregará seus já tradicionais prêmios, como o de Melhor Produção – voltado a obras que contribuíram para a promoção da Espanha como destino audiovisual – e o de Embaixadores do Ano, destinado a personalidades que projetam a indústria espanhola no cenário internacional.
A grande novidade desta edição será a introdução do Prêmio de Melhor Experiência de Turismo de Tela, que celebrará iniciativas exemplares que combinam criatividade, inovação e sustentabilidade na criação de experiências turísticas baseadas em conteúdos audiovisuais.
Com esta nova edição, a FITUR Screen reforça sua missão de explorar as possibilidades transformadoras do turismo de tela, promovendo dinâmicas que geram atividade econômica, fortalecem a projeção dos destinos e agregam valor social aos territórios.
O que é Turismo de Tela?
O turismo de tela é um movimento que se concentra no aumento da busca por destinos que foram cenários de filmes e séries de TV. Essa tendência é influenciada por conteúdos audiovisuais, como a série “The White Lotus”, que teve um crescimento significativo de buscas e reservas após seu lançamento. O turismo de tela conecta as produções audiovisuais com o público, promovendo novas experiências e conhecendo novas paisagens e culturas através do audiovisual.




