(Agências com Edição) Mais da metade (59,3%) das empresas de agenciamento turístico do Brasil registraram queda de 30,1% em média na movimentação de vendas neste verão em comparação com o mesmo período do ano passado, revela pesquisa do Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo). Ainda de acordo com o estudo Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2014-2015, entre as empresas com menor volume de vendas, 30,5% confirmaram queda entre 20% e 30%. Para outras 30% das empresas consultadas, o recuo foi superior a 40%.
Segundo Eduardo Nascimento, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP), a alta do dólar (39,5%), o quadro econômico recessivo (25,3%) e a incerteza política do País (10,5%) são as principais justificativas para esta diminuição da movimentação de viagens durante a temporada.
Destinos nacionais
Veja também as mais lidas do DT
As empresas entrevistadas destacaram uma preferência dos viajantes para os destinos nacionais (51,8%) frente aos destinos internacionais (48,2%).
Entre os destinos nacionais mencionados espontaneamente pelos entrevistados, lideram o ranking de preferência as cidades de Fortaleza (14%), Natal (11,9%), Rio de Janeiro (10,8%), Maceió (10%) e Salvador (7,3%), tendo como maior motivação para suas escolhas o atrativo sol e praia. No Rio de Janeiro, outra motivação foi a agenda de negócios.
Nos Estados da Bahia (16,2%), Ceará (14,4%), Rio de Janeiro (12%), Rio Grande do Norte (11,9%) e Alagoas (10,2%) estão os destinos nacionais mais procurados pelos turistas.
Destinos internacionais
Entre os principais destinos internacionais mencionados espontaneamente, destaque para Orlando (17,8%), Miami (13,9%), Nova York (10,4%), Paris (9,9%), Cancun (5,3%), Lisboa (5,2%) e Roma (4,3%). Motivações indicadas: os parques temáticos em Orlando, compras em Miami e Nova York, atrativos culturais em Paris, Lisboa e Roma e sol e praia em Cancun.
O país mais procurado foi os Estados Unidos, com 47% da preferência dos viajantes, seguido pela França (9,9%), México (5,6%), Portugal (5,6%), Argentina (5,1%) e Itália (5,1%).
Perfil da Amostra
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2015 com 371 empresas em âmbito nacional que atuam na distribuição de viagens organizadas e de serviços turísticos. Foram consultadas empresas de todas as regiões do País, em 26 Estados e no Distrito Federal, localizadas em 74 cidades.
As agências de viagens que atuam na ponta de vendas, no atendimento direto ao consumidor final, constituem (90%) da amostra, complementada pelas operadoras turísticas (9,4%) atuantes na produção de viagens organizadas e serviços de receptivo e as consolidadoras (0,5%), que atuam na intermediação de passagens aéreas para agências de viagens.