Fluxo de viagens foi 30% menor durante temporada de verão 2014/2015

Continua depois da publicidade

(Agências com Edição) Mais da metade (59,3%) das empresas de agenciamento turístico do Brasil registraram queda de 30,1% em média na movimentação de vendas neste verão em comparação com o mesmo período do ano passado, revela pesquisa do Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo). Ainda de acordo com o estudo Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2014-2015, entre as empresas com menor volume de vendas, 30,5% confirmaram queda entre 20% e 30%. Para outras 30% das empresas consultadas, o recuo foi superior a 40%.

Segundo Eduardo Nascimento, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP), a alta do dólar (39,5%), o quadro econômico recessivo (25,3%) e a incerteza política do País (10,5%) são as principais justificativas para esta diminuição da movimentação de viagens durante a temporada.

Destinos nacionais

Veja também as mais lidas do DT

As empresas entrevistadas destacaram uma preferência dos viajantes para os destinos nacionais (51,8%) frente aos destinos internacionais (48,2%).

Entre os destinos nacionais mencionados espontaneamente pelos entrevistados, lideram o ranking de preferência as cidades de Fortaleza (14%), Natal (11,9%), Rio de Janeiro (10,8%), Maceió (10%) e Salvador (7,3%), tendo como maior motivação para suas escolhas o atrativo sol e praia. No Rio de Janeiro, outra motivação foi a agenda de negócios.

Nos Estados da Bahia (16,2%), Ceará (14,4%), Rio de Janeiro (12%), Rio Grande do Norte (11,9%) e Alagoas (10,2%) estão os destinos nacionais mais procurados pelos turistas.

Destinos internacionais

Entre os principais destinos internacionais mencionados espontaneamente, destaque para Orlando (17,8%), Miami (13,9%), Nova York (10,4%), Paris (9,9%), Cancun (5,3%), Lisboa (5,2%) e Roma (4,3%). Motivações indicadas: os parques temáticos em Orlando, compras em Miami e Nova York, atrativos culturais em Paris, Lisboa e Roma e sol e praia em Cancun.

O país mais procurado foi os Estados Unidos, com 47% da preferência dos viajantes, seguido pela França (9,9%), México (5,6%), Portugal (5,6%), Argentina (5,1%) e Itália (5,1%).

Perfil da Amostra

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2015 com 371 empresas em âmbito nacional que atuam na distribuição de viagens organizadas e de serviços turísticos. Foram consultadas empresas de todas as regiões do País, em 26 Estados e no Distrito Federal, localizadas em 74 cidades.

As agências de viagens que atuam na ponta de vendas, no atendimento direto ao consumidor final, constituem (90%) da amostra, complementada pelas operadoras turísticas (9,4%) atuantes na produção de viagens organizadas e serviços de receptivo e as consolidadoras (0,5%), que atuam na intermediação de passagens aéreas para agências de viagens.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade