Na última segunda-feira (19), aconteceu no Restaurante L’Entrecote d’Olivier em São Paulo, o jantar de lançamento da Unna Hospitality, novo ecossistema de inovação voltado a hotelaria independente.
Sabemos que as grandes redes de hotéis possuem sistemas e equipes especializadas em inteligência de mercado, porém essa não é a realidade de grande parte da hotelaria independente.
O Brasil conta com mais de 20 mil empreendimentos hoteleiros independentes, que sofrem com a escassez de mão de obra qualificada para lidar com estratégias digitais. Acompanhar a demanda de mercado, criar estratégias inteligentes de precificação e promoções, demandam dados e análises que os empreendedores muitas vezes não têm acesso. E essa é uma das soluções oferecidas pela Unna, que oferece dados acionáveis e soluções digitais que atendem as necessidades das equipes comercias.
Veja também as mais lidas do DT
À frente da Unna Hospitality, Karol Garrett explica que “foi criado um ecossistema de inovação que vai reger todas as entregas aos hotéis para que não sejamos só mais um player no mercado e sim a melhor solução para hoteleiros independentes no Brasil. Vamos replicar alguns dos projetos bem sucedidos na Hotelaria Brasil na área Operacional, também para os hotéis Unna, ajudando os hotéis a fazer uma gestão mais eficiente e focada em distribuir maiores lucros aos investidores e donos de hotéis. Temos projetos para gestão de custos nos hotéis, programa de fidelidade que já está 100% pronto e ademais, o hotel pode contratar por meio dos nossos serviços pay per use, treinamentos por meio da nossa Universidade corporativa com um bom acervo de treinamentos e guias operacionais. Vamos também ajudar os empreendimentos em seus processos de transformação digital dentre outros”. Afinal, completa: “Queremos oferecer ao mercado uma forma de gestão mais acessível, prática e eficiente, somos especialistas quando o assunto é hotelaria e hospitalidade”.
Modelo de negócio da Unna
Nos últimos 2 anos, foram observadas as necessidades do mercado de hotelaria independente no Brasil, bem como feita a análise das oportunidades de expansão. Foi então constatado que uma das maiores dificuldades do segmento é justamente saber vender bem o seu produto por meio dos canais adequados, pelo melhor preço aplicável, sem deixar de lado aspectos importantes do dia a dia da operação hoteleira.
O modelo de negócio envolve um ecossistema de tecnologia, 100% administrado via parceiros estratégicos com as melhores tecnologias do mercado, equipe especializada com experiência de campo e a gestão prática das principais áreas estratégicas de um hotel. Karol cita que possuem equipe comercial em mais de 6 localidades cobrindo as principais praças estratégicas no Brasil e vão investir também em melhorar a marca institucional dos hotéis a nível internacional, equipe liderada por Gustavo França Head Comercial do grupo. “Gerando maior força aos hoteleiros vamos operar nas áreas de distribuição, e-commerce e revenue management usando Inteligência Artificial para otimizar processos de flutuação tarifária, além de trazer manuais operacionais aos hotéis e apoios em treinamentos in company.
Tendo como um dos pilares o conceito de inovação, a Unna criou o selo UNNICO que ajudará os hotéis a mapear e comunicar suas práticas de ESG, a proposta é trazer práticas de ESG para hotéis que não sabem por onde começar. “Vamos trabalhar de acordo as 17 ODS globais ajudando os hoteleiros a identificar e construir planejamentos anuais de avanços nas práticas de sustentabilidade dentro dos seus empreendimentos”, reforça Karol Garrett.
Karol continua: “Ainda no quesito inovação, fizemos uma parceria com a Great Place to Work para ajudar os hotéis a melhorar seu posicionamento institucional dentro e fora do hotel – “Certificar-se para obter o selo não é algo tão simples, envolve planejamento, execução organizada de algumas práticas operacionais e muitas vezes mudança de cultura no quesito gestão de pessoas e a Unna vai entrar também para ajudar os hotéis. Nosso posicionamento no mercado está muito claro, somos uma empresa com DNA hoteleiro e trazemos a expertise do grupo HB nas práticas de gestão aliadas ao conceito Hotel Tech para trazer mais Tecnologia e Inovação aos hotéis”.
A princípio a marca operará em hubs estratégicos e depois serão avaliadas novas praças para expandir, mas com muita cautela e sempre zelando pela política de trazer bons resultados aos investidores e donos dos hotéis. “O processo de inclusão dos hotéis passa por uma fase inicial de homologação de padrões mínimos e, desde o início, vamos guiar os hotéis sobre aspectos importantes da operação, que caso não estejam em conformidade, poderão se adequar e obter o selo by Unna”, finaliza a Head de Inovação.
Satisfatório ver um modelo de negócios que valoriza a relação ganha-ganha e que contribui com o desenvolvimento do turismo no Brasil.
Mais informações: parcerias@unnahoteis.com.br.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências