Forte Duque de Caxias: atrativo turístico seguro que merece ser visitado

Continua depois da publicidade

Por Andrea Nakane*

O Forte de Copacabana é muito mais conhecido, oferece uma estrutura de apoio ao visitante mais completa, porém incluir o Forte Duque de Caxias, conhecido como Forte do Leme, no roteiro de uma visita ao RJ é uma ótima ideia. O atrativo é uma recomendação para àqueles que buscam a emoção de vislumbrar mais uma paisagem da Cidade Maravilhosa de tirar o fôlego, com ênfase para a deslumbrante orla de Copacabana, do morro do Pão de Açúcar, do emblemático Cristo Redentor, do município Niterói e de outras fortificações.

A visita começa com uma caminhada ecológica revigorante de 800 metros de subida, considerada sem muitas dificuldades, apesar do percurso ser em uma estrada de paralelepípedo, emoldurada por trechos de Mata Atlântica, que conta ainda com a companhia de alguns animais silvestres, que se tornam também atrativos para os turistas urbanos.

Veja também as mais lidas do DT

Ao chegar ao seu cume, o visitante tem acesso – além da vista espetacular –  a um acervo histórico sobre a edificação e um pequeno memorial da figura de Duque de Caxias.

Banheiros e uma sala refrigerada de exibição de pequenos documentários sobre o atrativo são pontos a disposição dos turistas. Para matar a sede uma máquina de bebidas self service é a única alternativa, além dos bebedouros gratuitos, próximos aos toaletes. Esse talvez seja o ponto mais crítico e que certamente receberá novos investimentos com o aumento do fluxo de visitantes.

A visitação ocorre de terça-feira a domingo, das 09h30min às 16h30min, sendo que as terças-feiras há liberação de bilheteria. Em períodos de fixação do horário de verão, a visitação ocorre das 08h30min às 17h30min.

Os valores dos ingressos são super acessíveis: R$ 4,00 (quatro Reais) e R$ 2,00 (dois Reais) para estudantes. Há um programa que atende visitas de grupos e podem ser previamente agendadas.

Informações detalhadas.
Tel: (21) 3223-5076 / 3223-5000
Site: www.cep.ensino.eb.br

* Andréa Nakane é diretora da Mestres da Hospitalidade e diretora de capacitação da Associação dos Embaixadores do Rio de Janeiro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade