Foz do Iguaçu será a sede do 57° Congresso Internacional de Americanistas (ICA – International Congress of Americanists)
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O evento científico reúne, a cada três anos, cerca de seis mil professores de todo o mundo. Marcado para 2021, o congresso deverá contar com participantes de 60 países.
A captação do evento ocorreu em Salamanca, na Espanha. E foi confirmada durante assembleia geral realizada na noite da última quinta-feira (19), às 16 horas pelo horário de Brasília. A próxima edição do ICA foi disputada entre as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Quebec (Canadá) e Rosário (Argentina). Coube ao Visit Iguassu apresentar e defender a candidatura da Terra das Cataratas. A campanha do Destino Iguassu ocorreu no estande da Embratur durante todo o evento na Universidade de Salamanca. Considerada uma das principais universidades europeias, a instituição completa 800 anos em 2018.
Veja também as mais lidas do DT
Mobilização
Para ser escolhida como sede, além da Embratur e do Visit Iguassu, Foz do Iguaçu contou com a mobilização de uma equipe do Brasil, Paraguai e Argentina, liderada pelo professor Marcio Fernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). A defesa da candidatura também contou com o apoio de outras entidades e universidades do Paraná, como a UDC (União Dinâmica de Faculdades Cataratas) e a Unioeste.
O ICA é um congresso científico realizado desde 1875. A primeira edição do evento ocorreu em Nancy, França. O Congresso esteve por duas vezes no Brasil, em 1922, no Rio de Janeiro, e em 1954, em São Paulo. “O Congresso Internacional de Americanistas voltará ao Brasil 67 anos depois e a escolha de Foz do Iguaçu é uma grande conquista para o Destino Iguassu” comemorou Alexandre Jung, gerente de eventos do Visit Iguassu presente em Salamanca.