França deve comprar 29,9% da Air France-KLM

Continua depois da publicidade

A França contribuirá com até 4 bilhões para reforçar o balanço da Air France-KLM, potencialmente dobrando sua participação na companhia aérea, numa tentativa de ajudá-la a superar o pior momento da pandemia de covid-19.

Financial Times, de Paris


O Estado francês, que já controla 14,3% da empresa, converterá € 3 bilhões em empréstimos concedidos à Air France no ano passado em dívida híbrida perpétua e participará de um aumento de capital que já foi planejado, de até 1 bilhão.

No total, a participação do governo poderá aumentar para 29,9%, fazendo dele o maior acionista individual da companhia, de acordo com o que disse o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, à rádio France Inter na manhã de ontem.

Benjamin Smith, presidente-executivo da companhia afirmou: “Isso nos dará uma estabilidade… apesar de toda a incerteza por que passamos hoje em nosso setor”.

Veja também as mais lidas do DT

“Montamos um plano bastante abrangente de médio e longo prazo, e junto com a evolução dos acordos com os sindicatos firmados por nós, acreditamos que poderemos ter a plataforma que realmente tornará a Air France lucrativa”, acrescentou o presidente-executivo.

Essa rodada de ajuda estatal beneficiará apenas o braço francês da Air France-KLM, segundo a União Europeia (UE). O Estado holandês, que detém uma participação de 14% na companhia, não participará do novo aumento de capital, segundo informou a Air France-KLM em um comunicado, mas “continua discutindo com a Comissão Europeia possíveis medidas de reforço de capital para a KLM”.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade