Reuters – A França poderia reimpor um toque de recolher noturno em Paris, e possivelmente na região de Ile-de-France ao redor da capital, em meio à frustração do governo de que muitas pessoas estão ignorando um novo bloqueio enquanto as infecções por COVID-19 aumentam.
A França reduziu drasticamente a propagação do coronavírus na primavera com um dos bloqueios mais draconianos da Europa. Porém, após 10 meses de epidemia e com o inverno chegando, muitas pessoas relutam em suportar outro período de confinamento.
“É insuportável para aqueles que respeitam as regras ver outros franceses zombando delas”, disse o porta-voz do governo Gabriel Attal à BFM TV. “Há uma atitude do que será será. Precisamos tomar todas as medidas necessárias para combater a epidemia. ”
Veja também as mais lidas do DT
Attal apresentou o novo toque de recolher como um fato consumado, mas o gabinete do primeiro-ministro Jean Castex disse que uma decisão final não foi tomada.
O assunto será discutido em uma reunião entre o presidente Emmanuel Macron e ministros na quarta-feira, disse uma fonte do governo.
Uma onda de bloqueios e restrições da COVID-19 gerou resistência em toda a Europa, mesmo com países como a França e a Espanha lidando com um número recorde de infecções diárias e hospitais dobrando sob a pressão de novas internações.
Em Paris, uma pessoa estava se infectando com COVID-19 a cada 30 segundos, enquanto um parisiense é admitido no hospital com a doença a cada 15 minutos, disse o ministro da Saúde, Olivier Veran, à rádio RTL.
As autoridades de saúde relataram 52.518 novos casos de COVID-19 na segunda-feira. Quatro pacientes com COVID gravemente enfermos serão transportados de avião para Vannes, no oeste da França, da Córsega para aliviar a pressão nas unidades de terapia intensiva da ilha mediterrânea.
A França impôs um toque de recolher noturno a dois terços de seus 67 milhões de habitantes na segunda quinzena de outubro, mas isso foi suspenso quando o presidente Emmanuel Macron ordenou um segundo bloqueio, embora menos rígido do que o primeiro, que entrou em vigor em 30 de outubro.
O gabinete de Castex disse que um toque de recolher renovado para Paris foi proposto pela polícia depois que ficou claro que muitas pessoas estavam fora de casa tarde da noite violando as regras de bloqueio.
O bloqueio forçou o fechamento de todos os negócios não essenciais, como bares e restaurantes, proibiu reuniões privadas e viu o retorno das declarações juramentadas necessárias para sair de casa. As escolas permanecem abertas.
Mas alguns residentes de Paris reclamaram em particular de que os vizinhos ainda estão dando festas em casa, desafiando as regras, enquanto alguns pais dizem que amigos ainda estão organizando encontros para seus filhos.
Um motorista do Uber no turno da madrugada em Paris disse que ainda estava pegando pessoas que obviamente estiveram em festas a noite toda.
“Eles obviamente são jovens em festas”, disse ele.