Francisco Calvo, CEO da Hplus Hotelaria: “administração enxuta e transparência”

Continua depois da publicidade

retrospectiva_200Publicado originalmente dia 16 de dezembro

Redação do DIÁRIO

Empossado há menos de um mês como CEO (Chief Executive Office) da Hplus Hotelaria, Francisco Calvo é um executivo experimentado no ramo de implantação e desenvolvimento de projetos hoteleiros. Tem várias experiências internacionais com passagens por Madrid, Palma de Mallorca e Havana, além da fundamental colaboração ao processo de internacionalização da rede Bourbon Hotels & Resorts no Paraguai e na Argentina, do qual ele esteve à frente como vice-Presidente de Estratégia e Relacionamento com Investidores. Nesta entrevista exclusiva concedida ao editor do DIÁRIO, jornalista Paulo Atzingen, Calvo adianta que cumpriu uma etapa em sua carreira profissional e que é movido a desafios: “Estar como gestor máximo de uma organização e ser o mentor responsável, junto aos sócios, do rumo de uma empresa é desafiador, estimulante, principalmente quando existe sinergia entre os objetivos”, disse Calvo ao DT, acrescentando que sua saída da rede Bourbon se deu dentro de um processo administrativo já programado e previsto. Acompanhe abaixo os principais assuntos abordados da entrevista:

Veja também as mais lidas do DT

Desafios e criando bases para dobrar de tamanho

Estamos hoje criando as bases para voltar a dobrar de tamanho nos próximos cinco anos se a gente acompanhar os últimos dois anos da Hplus;  em 2014 abrimos dois estabelecimentos, um na categoria Premium e outra na executiva e em 2015 abrimos outros dois empreendimentos em Brasília que somados ao Saint Moritz – são hoje 992 apartamentos na capital federal – ou seja representamos 25% das estatísticas do FOHB para o Distrito Federal. Entramos em uma empresa líder da região Centro-Oeste e, que, este ano, além destas aberturas contrata Ricardo Gouveia  para direção comercial, abre um novo escritório ultra-moderno com todas facilidades de comunicação, de gestão para fomentar o ambiente criativo em Brasília, abre um escritório de representação em São Paulo e toma decisão de contratar um CO para potenciar o foco em resultados; eu entendo que é um desafio estimulante para qualquer profissional e me sinto muito identificado com este desafio.

Manutenção preventiva, treinamento e retenção de talentos

Quando eu falo em sustentabilidade eu não me refiro à sustentabilidade ecológica, que hoje em dia o termo vem se usando muito com relação aos recursos naturais; para você alcançar um lucro com rapidez na hotelaria é relativamente fácil se não investir em manutenção preventiva, se você não investir em treinamento para retenção de talentos e se você fizer uma gestão irresponsável de criação da sustentabilidade para o futuro. Por sustentabilidade o que quero dizer é que haja uma lucratividade que se mantenha no tempo, a lucratividade para se manter no tempo, se sustenta em manter uma qualidade real ao cliente final, não oferecer uma vantagem por preço, então sustentabilidade está, por exemplo, em cada vez mais colaboradores que queiram estar na Hplus, que queriam vir para a Hplus.

Algumas bandeiras do portfólio da HPlus
Algumas bandeiras do portfólio da HPlus

Investidores e transparência

A Hplus é um empresa que gerencia 100% capital de terceiros, capital de pool de investidores, sustentada por uma comunicação transparente dentro de assembleias, de reuniões para explicação de resultados, que eu tenha transparência e eficiência e que os investidores estejam conosco porque os resultados são bons e que os canais de comunicação são claros e, somando a isso, um hóspede que encontre na Hplus uma economia de gestão que não o penalize, que não seja uma economia por que diminua o tamanho do amenities, que não seja uma economia que tenha um sensor de presença em cada corredor do empreendimento, mas que seja uma economia pensada, e que eu possa economizar, mas que não afete a vida do cliente.

Modelo de Negócio

O modelo principal pensado por nós é a administração, não pensamos em franquia neste momento, não é uma área em que estejamos plenamente confortáveis; seria uma área nova para a empresa, mas entendemos que no setor de administração há muito  caminho, e que a nossa posição no DF é bastante estratégica; Brasília hoje é um hub aéreo para diversas cidades do norte e do nordeste, e do centro-oeste do pais onde há ainda um campo forte para crescimento para implantação de unidades modernas no setor hoteleiro. Nosso objetivo é, seguir administrando e reforçando essa imagem que criamos de empresa muito focada em uma administração enxuta, que permita uma taxa de administração competitiva e que possa satisfazer esse investidor final que é quem realmente nos dá a possibilidade de seguir crescendo estrategicamente como empresa.

Algumas bandeiras do portfólio da HPlus
Algumas bandeiras do portfólio da HPlus

A Hplus foi fundada em 2002, passando a ser a primeira empresa de administração de residenciais com serviços no Distrito Federal (hotéis para hospedagem superior a 30 dias). Em 2011 a Hplus ingressou na hotelaria tradicional, com hospedagens de curta duração. Quatro anos depois, em 2015, a empresa conta com 12 empreendimentos em operação, 1.600 apartamentos de diárias e Long Stay e 5 mil condominiais.

www.hplus.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade