Francisco Neto, do Rio Quente Resort: ‘Temos um mercado imenso para ser abraçado’

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Durante a apresentação da nova diretora de experiência e marketing do grupo Rio Quente Resorts, Ana Luiza Masagão, nesta terça-feira (5), em São Paulo, o diretor executivo Francisco Costa Neto reforçou as informações que veiculam no mercado referentes à expansão do grupo e investimentos na ordem de R$ 600 milhões para os próximos seis anos: “Queremos dobrar nosso Ebitda  (lucros antes de juros) até  2020. Nossos investimentos serão de R$ 600 milhões, sendo que dentro deste ciclo de seis anos, 60% desse investimento vai ser dentro do próprio complexo Rio Quente e 40% vai ser externo”, disse em entrevista. “Temos muitos compromissos e projetos, seja no (segmento) lazer e na hotelaria, tudo dentro de nosso  planejamento estratégico, ” complementou.

Questionado sobre a expansão do grupo para o Nordeste, Neto afirmou que o Rio Quente Resorts está estudando possibilidades. 

“A gente acha que o Nordeste é um campo, um destino que tem muita oportunidade de crescimento, seja por sua questão climática, seja por seu imaginário de praia – embora tenhamos a praia de Cerrado – , para efeito de ampliar nosso campo de atuação. Precisamos de know-how e estamos trabalhando e agregando valores para tal”. Neto aproveitou para inserir Ana Masagão no contexto destes argumentos “Temos uma marca de sucesso, uma negócio de sucesso e  profissionais de sucesso e de alta-performance (se referindo a Ana ), e isso nos dá muito conforto para irmos com calma e escolher as melhores oportunidades”, sintetizou.

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Estratégia bem definida
Ana, durante sua apresentação, lembrou que para que esses números sejam atingidos é necessário focar no mercado doméstico. “Nosso foco principal é o mercado brasileiro. Sem dúvida. Temos intenção e a oportunidade no mercado internacional, mas hoje a nossa presença é pequena. Durante a Copa do Mundo vimos alguns estrangeiros que vieram assistir aos jogos. O mercado, no entanto, deve ser trabalhando com uma estratégia bem definida e que leva um tempo para amadurecer. Dentro do mercado doméstico, vamos crescer o nosso (Market) Share e identificar o mercado emissor, as praças, melhorar nossa presença e atrair mais turistas. Essa é nossa estratégia nessa atuação”, disse respondendo a uma questão formulada pelo DIÁRIO.  

  A expansão em Caldas Novas inclui a construção de mais dois hotéis com 600 apartamentos

Distribuição 
Com essa audaciosa projeção de crescimento, os diretores foram questionados sobre a necessidade ou não de ampliar suas redes de canais de venda. De acordo com Ana, a Valetur é a operadora oficial do Rio Quente Resort, facilitadora para os agentes de viagem. Neto, por sua vez, afirmou que a operadora tem seu business plan – e distribui outros produtos também.   “A gente tem que buscar cada vez mais novos canais de distribuição para o produto que temos, que é a hospitalidade no resort. 35% da nossa distribuição é efetuada pela Valetur”, pontuou.

Crescimento e apostas
Com um crescimento em torno de 7% no primeiro semestre – o grupo pretende atingir 10% este ano em relação aos índices do ano passado.  “No ciclo de 2015 teremos um produto novo e com certeza subiremos esse índice (crescimento em despesa)”, Neto não informou os números totais nem que produto novo será este. 

Ainda de acordo com Neto, o segmento corporativo do grupo responde por 40% da receita.

Queremos manter o equilíbrio e crescer ao longo dos anos em torno dos 20%. Queremos ter presença no mercado, mantendo o lazer em índices de 60%”, enumerou. 

Visão de longo prazo

O diretor executivo lembrou que o planejamento estratégico da empresa é de longo prazo e a recessão econômica que o país experimenta não é valorizada sob um ponto de vista de futuro.

“Olhamos sob o ponto de vista de longo prazo. Estamos projetados para um Brasil que vem à frente, estamos falando de aumento real de salário, endividamento controlado com um sistema bancário bem regulamentado. A população está ficando mais velha. E demograficamente temos uma porcentagem maior de classe A e B até o ano de 2030”.

“O Brasil vai dobrar de tamanho e de consumidores até 2020. O ano foi difícil, mas temos um mercado imenso para ser abraçado”, prognosticou.

Ana, por Neto
“Ela complementa nossa estratégia e gostaria de enfatizar: eu vejo a Ana como uma executiva de alta-performance, independente do produto que temos. Por mais que ela tenha uma ótima experiência no corporativo (Ana Masagão foi gerente do Renaissance e do Hyatt em São Paulo), esse não foi o motivo de sua chegada, mas sim pela sua liderança de vendas e sua relação com o mercado”.

Hoje o  Rio Quente possui sete unidades e 1.700 apartamentos. A expansão em Caldas Novas inclui a construção de mais dois hotéis com 600 apartamentos.

___________* Paulo Atzingen é jornalista e sócio-fundador do DIÁRIO DO TURISMO
 

 

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