Gabriela Cardozo, CEO do Grupo Atual Victoria, fala sobre segurança em eventos ao DIÁRIO

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“O maior desafio da gestão de serviços é a permanência do controle de qualidade”, diz Gabriela Cardozo, CEO do Grupo Atual Victoria

Por Paulo Von Atzingen

Não é de agora que o tema segurança em eventos tem sido discutido. O mercado deu especial destaque à área em virtude de sua complexidade e dinamismo, uma vez que o Brasil passou a receber eventos internacionais de diferentes naturezas. O DIÁRIO conversou com Gabriela Cardozo, CEO do Grupo Atual Victoria (GAV), que atende clientes como o Esporte Clube Corinthians, o Salão do Automóvel, a Mostra Casa Cor, entre outros.

Gabriela é natural do Rio Grande do Sul, onde cursou ciências biológicas na Universidade Federal de Santa Maria. No final dos anos 90, ingressou na TAM (atual Latam) atuando como comissária por alguns anos. Transferida para São Paulo, passou por diversos cargos de chefia na empresa aérea e, posteriormente, saiu até chegar à diretoria do Grupo Atual Victoria.

Ter uma equipe preparada e experiente é fundamental. Os imprevistos sempre exigem bom senso e conhecimento técnico na tomada de decisões. Você vai errar ou acertar de acordo com a qualidade da decisão que for tomada pelos envolvidos na situação” citou a especialista, que tem alguns troféus da indústria de feiras. Em 2018, recebeu dois Prêmios Caio pelos cases Natal Show (Francal Feiras) e Exposec (Cipa Milano). Acompanhe a entrevista.

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DIÁRIO – Com relação à segurança em grandes eventos existem algumas recomendações que os organizadores devem considerar?

Sim. Primeiramente contratar uma empresa qualificada e documentada perante aos órgãos públicos e de fiscalização, lembrando que uma empresa de Segurança em Eventos deverá ter autorização da Polícia Federal para trabalhar, comunicar a Polícia Federal do trabalho que será realizado em grandes eventos e trabalhar com equipe de Vigilantes que possuem além do curso normal a extensão em Grandes Eventos! A segunda recomendação é ter um bom planejamento. Se o organizador tem uma sequência de edições é muito mais fácil planejar. Já se é a primeira edição, precisará contar com a ajuda de uma empresa organizadora e respeitar esse planejamento que ela vai sugerir. Contar com a ajuda de especialistas também é uma boa recomendação, pois serve como uma consultoria para planejar tudo isso, e na maioria das vezes nossa consultoria como fornecedores acaba gerando uma readequação com redução na equipe estimada, pois temos varias experiências anteriores que nos fazem conhecer totalmente a real necessidade. Sempre conte com mais de uma opinião para justamente evitar superestimar as necessidades gerando custos desnecessários.

DIÁRIO – E com relação à equipe? É fácil contratar mão de obra?

Na área de serviços os desafios são grandes, é um segmento complicado. O atendimento e o seu produto são pessoas. Ou seja, temos que investir em qualidade baseada no treinamento, na seleção, na apresentação das pessoas. É todo um conjunto de aspectos que temos que batalhar constantemente para conseguir a excelência. O maior desafio da gestão de serviços é a permanência do controle de qualidade.

DIÁRIO – Existe alguma fase crítica durante a coordenação de um grande evento?

Todas as fases de um evento têm um ponto crítico que difere um do outro. Se a segurança tem um excesso de zelo ou displicência pode afetar no resultado final. Por isso o seu papel nos três momentos do evento (antes, durante e depois) é fundamental. Na montagem é justamente do controle de acesso onde diversas pessoas, fornecedores, expositores etc estão transitando. A segurança precisa ter uma qualificação boa para essa triagem. A desmontagem é muito dinâmica. Todos devem ter agilidade e competência dentro desse ambiente garantindo com que todos os circulantes estejam seguros, porém é na realização que a empresa realmente tem que mostrar todas as suas competências, pois precisa garantir a segurança de patrimônio e de pessoas, porém, com a plena ciência de que aquele ambiente não poderá para nenhum dos públicos – sejam prestadores de serviços, contratantes ou visitantes – parecer hostil, afinal estamos falando de ambientes feitos para encantar, divertir ou impressionar para geração de negócios e a segurança como qualquer outra equipe envolvida é parte de palco!

DIÁRIO- Podem acontecer imprevistos em eventos. E caso surjam, como agir?

Ter uma equipe preparada e experiente é fundamental. Os imprevistos exigem de todos um bom senso e conhecimento técnico na tomada de decisão. Você vai errar ou acertar de acordo com a qualidade da decisão que for tomada pelos envolvidos na situação. Trabalho com eventos nos últimos 18 anos e já vi de tudo. Tudo pode acontecer. Não temos problemas de terrorismo e violência em massa. Pelo menos não estamos nessa faixa de risco. Eventos internacionais preveem planos de contingência internacional. Os nossos problemas são mais vinculados à violência e insegurança por conta da alta criminalidade e, infelizmente, pelo hábito que temos de não respeitar as regras estabelecida. Isso quer dizer que precisamos de um contingente expressivo para estar com essas possíveis interferências controladas.

Estar preparado para intempéries climáticas é outro tema, pois podem ter diversos incidentes quanto à estrutura. Por isso a equipe de segurança do trabalho, bombeiros, etc, devem estar atentos a isso para agirem rapidamente. Outro exemplo de imprevistos são temas alheios à organização que podem acontecer como a última greve dos caminhoneiros. Não existe uma receita pronta. Por isso é importante contarmos com um comitê de crise para prever itens que poderão surgir e já pre-estabelecer as linhas de contenções possíveis ou aconselháveis, sempre lembrando que o poder de decisão em qualquer situação de crise deverá ser diz Cliente ou organizador!

DIÁRIO- Você está à frente do Salão do Automóvel, conte-nos um pouco sobre esse atendimento.

Já atendemos o Salão do Automóvel há algumas edições. Essa continuidade nos permitiu evoluir com o atendimento à segurança e outros serviços como recepção, brigada de incêndio, zeladoria, segurança, limpeza, carregadores etc. Passamos a usar a segurança eletrônica e fomos uma das primeiras empresas do setor a realizar esse serviço em eventos. Além disso, o trabalho de rondas ao redor dos eventos com monitoramento controlado desde a base foi algo inovador. A oferta da segurança por câmeras em vez de um segurança físico nos estandes também foi uma novidade que iniciamos junto ao Salão do Automóvel, pois é um pacote tecnológico que aliado ao apoio ostensivo consegue excelente resultado com menor custo. Em nossa proposta, estamos aliados à seguradoras que proporcionam essa facilidade ao expositor do evento.

Como oferecemos nossos serviços há muitas edições junto ao Salão do Automóvel, ofertamos um mix de serviços de segurança eletrônica, segurança física e segurança do trabalho. Algo que começa muitos meses antes da montagem para garantir o bem-estar de todos. E o Salão do Automóvel é um case que nos permite demonstrar e aprimorar tudo isso!

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