(Edição do DIÁRIO com agências)
A Visa, empresa com exclusividade de aceitação de cartões nos Jogos Olímpicos Rio 2016, analisou os principais dados das transações financeiras de seus sistemas enquanto os Jogos Olímpicos foram realizados na cidade do Rio de Janeiro. As informações coletadas entre 5 a 22 de agosto foram comparadas com os períodos equivalentes nos três meses anteriores. O resultado apresenta detalhes sobre o perfil de compras dos visitantes internacionais e nacionais na cidade que movimentou a economia da região, principalmente os restaurantes, as redes de fastfood e a indústria de brindes e souvenirs.
No período dos Jogos, a Cidade do Rio de Janeiro recebeu aproximadamente 3 vezes mais estrangeiros do que nos meses anteriores. O gasto médio foi superior, em relação à mesma época de outros anos – 28% de crescimento.
Veja também as mais lidas do DT
Os EUA se manteve com destaque, em primeiro lugar como país que mais visitou a cidade, mas os países que mais cresceram em quantidade de visitantes foram: Rússia (crescimento de 387%), Austrália (222%), Japão (182%) e China (120%).
Ainda segundo o levantamento, mais de 40% dos turistas estrangeiros visitaram outras cidades como São Paulo, Niterói e Foz de Iguaçu. As cidades de origem que mais enviaram visitantes ao Rio foram São Paulo (38%), Belo Horizonte (6%), Brasilia (6%), Niterói (4,5%) e Salvador (4%).