A GE Aviation apresentou pedido à EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) para utilizar o diesel S-10 nos motores turboélice H Series, utilizados em aeronaves dos mercados agrícola, de negócios e utilities. A aprovação ajudaria os operadores brasileiros desse modelo de turbina a reduzir os custos de combustível em até 25%.
O motor H Series consome, em média, 648 mil litros de combustível antes de sua primeira revisão, programada com 3.600 horas acumuladas de voo. Com o diesel S-10, operadores poderiam economizar mais de R$ 500 mil (US$ 225 mil) em custos de combustível entre uma revisão e outra.
Brad Mottier, vice-presidente da GE Aviation, informa que a empresa está empenhada em oferecer aos nossos clientes motores turboélice inovadores, potentes, altamente resistentes e com baixo consumo de combustível. “Com o diesel, nós poderemos ajudar os nossos clientes a diminuir significativamente os custos de combustível, mantendo a mesma confiabilidade e durabilidade demonstradas com os serviços de manutenção”, concluiu.
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A família de turboélices H Series combina design 3D aerodinâmico e materiais avançados para criar um motor inopvador. A GE também está desenvolvendo para a mesma série de motores um controle eletrônico integrado do motor EEC, visando aumentar a precisão da alavanca e integrar ao sistema a capacidade de auto iniciar, para auxiliar no trabalho do piloto.
O motor H Series está presente em nove modelos de aeronaves, incluindo o Thrush 510G, Nextant Aerospace G90XT e Aircraft Industries L410. A família de motores oferece a opção única ou dupla de regulação das hélices, oferecendo maior flexibilidade aos clientes.
AV