(Edição do DT com agências)
A partir de agora todos os clientes da Gol têm mais um canal para a realização do check-in: o Twitter. A rede social foi escolhida para dar mais uma opção aos clientes de escolherem a forma que melhor atende o seu momento de viagem, proporcionando assim mais mobilidade, conveniência e agilidade aos procedimentos de apresentação do passageiro antes mesmo de chegar ao aeroporto para o embarque.
É a primeira companhia aérea da América Latina a utilizar o Twitter como canal de check-in, com a possibilidade de confirmação dos documentos e informações necessárias para este processo, até a emissão do cartão de embarque com um QR Code para acesso direto à área de embarque.
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“Temos mais de 500 mil seguidores no Twitter e uma ampla interatividade com os clientes por este canal, o que nos estimulou a criar o serviço pela plataforma. A companhia está sempre buscando inovar e trazer soluções inteligentes aos clientes. Esta novidade é mais uma opção para o cliente fazer o check-in como e onde ele quiser”, explica Lilian Santos Faria, gerente de Marketing Digital e E-commerce da GOL.
A solução funciona tanto para voos domésticos quanto para internacionais. Hoje os clientes GOL podem escolher pelas diferentes plataformas para fazer o check-in, agilizando sua viagem, seja pelo site no computador ou tablet, pelo aplicativo no smartphone, no mobile site em celulares, nos totens de autoatendimento nos aeroportos ou no balcão.
Como funciona
Após acessar uma conta do Twitter, e ser seguidor da empresa no @voeGOLoficial, basta fazer um “tuíte” na timeline com a hashtag #GOLcheckin, que automaticamente aparecerá uma mensagem privada pedindo ao cliente o código localizador da passagem.
Feito isso, o sistema precisará de algumas validações. Primeiro, será necessário escolher o trecho (ida ou volta), que se deseja realizar a viagem. Depois, caso exista mais de um passageiro no mesmo código, deve-se escolher o nome da pessoa que será feito o check-in. Este processo pelo Twitter é individual, e em todas as etapas basta escolher entre as opções que já aparecem na tela.
Na sequência, pede-se a confirmação do número de documento que o cliente levará em sua viagem. A lista de opções segue o padrão exigido pelos órgãos oficiais, como a identidade, carteira de habilitação ou passaporte para os voos internacionais.
Caso o cliente seja registrado no programa de fidelidade Smiles, será possível ainda inserir este número para o acúmulo de milhas. O próximo passo é a escolha do assento, que da mesma maneira, é realizado com a digitação do número da poltrona disponível. Esse passo só aparecerá no caso do cliente não ter feito essa escolha no momento da compra.
Por último, o cliente terá acesso ao seu cartão de embarque com QR code, que poderá ser apresentado na hora do embarque pelo celular, evitando filas.