A responsabilidade climática chegou agora ao Google; sua ferramenta de pesquisa de voos introduziu uma calculadora de CO₂.
Edição DIÁRIO com agências
O recurso já está disponível no Google Flights, ferramenta de busca de voos integrada ao maior buscador da web, e que tem se tornado, cada vez mais, a principal maneira de pesquisar voos em companhias aéreas diferentes.
Veja também as mais lidas do DT
A nova função é que os valores não são fixos e variam de acordo com a aeronave operada. Os números apresentam uma estimativa, já que não leva em conta a quantidade de passageiros que o voo realmente levará, além de possíveis desvios na rota, esperas por tráfego aéreo e outras intercorrências que podem acontecer.
É possível inclusive classificar os voos por emissões de CO₂, assim como se lista por preço, horário de partida e conexões.
A ferramenta ainda não informa se o voo tem compensação de carbono disponível, algo que no Brasil, por enquanto, é possível apenas pela GOL. Vale notar que, segundo a plataforma de crédito MOSS, que é parceira da GOL, a rota entre Recife e Fernando de Noronha despejaria 50 kg de CO₂ por passageiro, enquanto que no Google a mesma rota jogaria na atsmosfera 107kg de CO₂, o dobro do valor.
PC