A França multou o Google em 1 milhão de euros por desenvolver uma “classificação enganosa” de hotéis com base em seus próprios critérios, que substituíram a classificação oficial, anunciou a agência francesa de combate a fraudes na última segunda-feira (15)
O Globo com Agências Internacionais
A agência de combate a fraude francesa abriu investigação, em 2019, depois que proprietários de hotéis reclamaram que o Google usava critérios próprios de classificação, ignorando as estrelas concedidas pela agência de desenvolvimento de turismo da França.
Veja também as mais lidas do DT
Para aumentar a confusão do usuário, a gigante americana usou o mesmo sistema de classificação da autoridade francesa, que concede de uma a cinco estrelas.
Após realizar as verificações, a agência constatou que vários hotéis tinham uma classificação inferior à oficial, enquanto outros tinham mais do que deveriam. Segundo a agência, “uma prática que é particularmente prejudicial para os consumidores, que foram induzidos em erro sobre o nível de serviço que poderiam esperar”.
A descoberta de “práticas comerciais enganosas” foi apresentada à promotoria de Paris, que propôs um acordo de 1,1 milhão de euros que o Google aceitou.
Não é a primeira vez que o Google está na mira dos reguladores franceses. Em dezembro, a agência de proteção de dados Cnil multou o Google em 100 milhões de euros por colocar “cookies” de publicidade em computadores sem obter o consentimento prévio dos usuários.
Em janeiro, a plataforma de busca assinou um acordo com grupos de mídia franceses sobre o pagamento de royalties digitais, após meses de briga nos tribunais na esteira do endurecimento da lei digital da União Europeia.