Google leva multa de 1 milhão de euros por ‘classificação enganosa’ de hotéis

Continua depois da publicidade

A França multou o Google em 1 milhão de euros por desenvolver uma “classificação enganosa” de hotéis com base em seus próprios critérios, que substituíram a classificação oficial, anunciou a agência francesa de combate a fraudes na última segunda-feira (15)

O Globo com Agências Internacionais


A agência de combate a fraude francesa abriu investigação, em 2019, depois que proprietários de hotéis reclamaram que o Google usava critérios próprios de classificação, ignorando as estrelas concedidas pela agência de desenvolvimento de turismo da França.

Veja também as mais lidas do DT

Para aumentar a confusão do usuário, a gigante americana usou o mesmo sistema de classificação da autoridade francesa, que concede de uma a cinco estrelas.

Após realizar as verificações, a agência constatou que vários hotéis tinham uma classificação inferior à oficial, enquanto outros tinham mais do que deveriam. Segundo a agência, “uma prática que é particularmente prejudicial para os consumidores, que foram induzidos em erro sobre o nível de serviço que poderiam esperar”.

A descoberta de “práticas comerciais enganosas” foi apresentada à promotoria de Paris, que propôs um acordo de 1,1 milhão de euros que o Google aceitou.

Não é a primeira vez que o Google está na mira dos reguladores franceses. Em dezembro, a agência de proteção de dados Cnil multou o Google em 100 milhões de euros por colocar “cookies” de publicidade em computadores sem obter o consentimento prévio dos usuários.

Em janeiro, a plataforma de busca assinou um acordo com grupos de mídia franceses sobre o pagamento de royalties digitais, após meses de briga nos tribunais na esteira do endurecimento da lei digital da União Europeia.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade