O governo de Portugal informou nesta quinta-feira que planeja vender o controle acionário da companhia aérea estatal TAP Air Portugal, após aprovar o processo de privatização da empresa com o objetivo de desenvolver o setor de aviação nacional.
“O conteúdo do decreto contempla objetivos para o crescimento da TAP, crescimento do hub nacional, crescimento e empregos no setor da aviação, melhor utilização dos aeroportos nacionais e preços”, disse o ministro das Finanças, Fernando Medina, a jornalistas.
A intenção do governo é vender ao menos 51% de participação na aérea, mas a fatia que ficará nas mãos do Estado ainda não foi determinada. Os funcionários da TAP receberão outros 5%.
Veja também as mais lidas do DT
Medina disse que os licitantes têm de ser players do setor com escala relevante e não investidores de natureza estritamente financeira.
A privatização da companhia aérea já atraiu o interesse da Lufthansa, Air France-KLM e IAG, dona da British Airways.
O presidente-executivo da IAG, Luis Gallego, disse na quarta-feira que a TAP se enquadraria perfeitamente no perfil do grupo, mas que empresa ainda precisava ver as condições da venda.