O Governo de São Paulo, por meio da Setur-SP avança em ações de turismo direcionadas a toda região. Além da apresentação da marca, a secretaria recebeu a proposta do Alto da Mantiqueira para se tornar Distrito Turístico
EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias
Uma série de ações da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) marcaram a última sexta-feira (16), a abertura do 2º Festival de Vinhos de Inverno, realizado pela Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), em Campos do Jordão (SP). O evento contou com a presença de viticultores, sommeliers, enófilos e apreciadores de vinho de todo o Brasil, além de autoridades estaduais e municipais.
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Com o objetivo de impulsionar o fluxo de visitantes e potencializar as vocações dos municípios que integram a região turística da Mantiqueira, o secretário da Setur-SP, Roberto de Lucena, lançou no festival, a marca turística da região da Mantiqueira Paulista com a entrega do brandbook e vídeo da região.
O trabalho é em parceria com prefeituras e toda a cadeia do turismo para desenvolver um projeto conhecido como place branding, processo de criação da identidade da marca de um lugar para posicionar de forma competitiva os principais destinos da região, criando vínculos emocionais com seus públicos de interesse. Isso inclui identidade verbal e visual e plano de implementação para os seis municípios da região da Mantiqueira Paulista: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos.
A região ganhou um vídeo promocional que apresenta os principais pontos turísticos dos municípios, além de um manual com informações estratégicas da marca, com as diretrizes de como disseminar os atrativos turísticos da região entre os visitantes e orientar as práticas de aplicação da marca.
Veja o vídeo:
“A marca vai potencializar as características e as vocações de uma região que está se consolidando ainda mais como destino turístico. O esforço de criação de uma identidade verbal e visual amplia a projeção dos atrativos locais e facilita o reconhecimento do público, impulsionando mais a atividade turística”, explicou Lucena.
Para a Mantiqueira Paulista, foi utilizado um jogo de palavras para criar a marca Mantiqueira-me, com destaque para o queira-me. Esse nome reflete o vínculo afetivo e as sensações de bem-estar e bem-querer, traz consigo também a missão de contribuir para despertar os sentimentos positivos pretendidos em relação à marca, de desejo (possível de ser realizado em várias ocasiões), aconchego e confiança. Os elementos gráficos remetem à natureza da região e suas montanhas.