(Agência Brasil) –
Representantes do governo brasileiro se reúnem hoje (11) com membros do governo peruano, em Tabatinga, no Amazonas, para tratar de ações de combate a organizações criminosas que atuam nas fronteiras entre os países. Na próxima semana, o encontro será com membros do governo boliviano, em La Paz, na Bolívia. Reuniões do mesmo tipo já foram realizadas com países do Cone Sul e com a Colômbia.
De acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o Brasil tem acordos operacionais com esses países para combater crimes transnacionais, principalmente tráfico de drogas, de armas e de pessoas.
Essa ações, segundo Jungman, estão diretamente ligadas a operações de combate à criminalidade em centros como o Rio de Janeiro, que é o destino de armas e drogas que atravessam ilegalmente a fronteira.
Veja também as mais lidas do DT
Entre as operações de combate a crimes na fronteira, só agora em 2017, a Operação Ágata apreendeu cerca de R$ 27 milhões em produtos ilícitos.
Já a Operação Ostium, desde março, reduziu em 75% o número de voos desconhecidos no tráfego aéreo da fronteira. Nesse período, 153 interceptações foram realizadas.