A Prefeitura de Gravatá deu um passo importante para valorizar seu patrimônio histórico e cultural com a assinatura da Ordem de Serviço para as obras de requalificação do Alto do Cruzeiro, um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade. A ação contempla a revitalização completa do Mirante do Alto do Cruzeiro e a restauração da Cruz Monumental — símbolo de fé e da identidade do povo gravataense.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias de imprensa
O projeto será executado com recursos próprios da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Além disso, conta com o reforço de uma emenda parlamentar do deputado federal Waldemar Oliveira, totalizando um investimento superior a R$ 1 milhão.
Entre os principais itens da requalificação estão o estímulo à economia local, o fomento ao turismo religioso, cultural e de lazer, a ampliação dos espaços públicos de convivência e a melhoria da acessibilidade e da segurança no local. Trata-se também de uma ação voltada à preservação de um dos marcos históricos mais significativos de Gravatá.

O prefeito Joselito Gomes enfatizou que o momento é de celebração para os moradores e comerciantes do entorno: “O Alto do Cruzeiro é uma referência em Gravatá. Os gravataenses amam estar aqui, as pessoas que nos visitam também. Conseguimos a emenda do deputado federal, Waldemar Oliveira, e chegou o momento, a hora de executar esse projeto e o ambiente aqui, se já é agradável, ficará ainda melhor”.
Todos os contratos relacionados à obra seguem os critérios da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), garantindo legalidade, transparência e qualidade técnica na execução dos serviços.
A requalificação do Alto do Cruzeiro representa não apenas a preservação de um marco cultural, mas também um investimento estratégico no turismo e na qualidade de vida da população local e dos visitantes.