A receita do Grupo Decolar, de US$ 165,5 milhões, foi 23% superior à do segundo trimestre de 2022, o melhor resultado nos 23 anos de operação da companhia; Brasil é o principal mercado
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Decolar – empresa de viagens líder na América Latina – apresentou seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2023 e registrou receita recorde, atingindo um máximo histórico decorrente de sua estratégia comercial bem-sucedida, apesar do trimestre sazonalmente mais fraco. As reservas brutas chegaram a US$ 1,3 bilhão, 16% acima das registradas no segundo trimestre de 2022.
O Brasil segue como o principal mercado do Grupo, com 45% das transações no trimestre – um crescimento de 39% sobre 2022. No país, as transações de produtos não aéreos tiveram alta de 58% ano a ano, com grande crescimento da venda de pacotes de viagem.
“A recuperação da busca por viagens na América Latina, a nossa rentabilidade sustentada e o crescimento da receita contribuíram para o crescimento anual de 71% do EBITDA ajustado, o que nos deixa otimistas quanto às perspectivas para o resto do ano”, afirmou Alex Todres, diretor-geral da Decolar no Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
Como parte da estratégia omnichannel e devido a sua presença em milhões de smartphones na região, os aplicativos das marcas do Grupo Decolar continuam a ser uma ferramenta fundamental para impulsionar as viagens. No segundo trimestre, as transações móveis atingiram 37,8% do total, um crescimento de 334 pontos-base em relação ao ano anterior.
Para estar onde quer que as pessoas desejem reservar suas viagens e com a experiência das suas marcas Viajes Falabella (no Chile, Colômbia e Peru) e Best Day (México), a empresa vai expandir seus serviços com a abertura de 10 lojas físicas no Brasil e 5 na Argentina, com as marcas Decolar e Despegar, até o final do ano.
Com seu DNA de inovação e aproveitando a melhor tecnologia, a Decolar apresentará no terceiro trimestre deste ano uma versão beta de sua ferramenta de planejamento de viagens com o uso de inteligência artificial. “Combinando nossos modelos de aprendizagem automática com o nosso profundo conhecimento dos viajantes, esta nova ferramenta não só oferecerá recomendações de viagens e hospedagem personalizadas, como também vai criar uma experiência de conversação para melhorar o planejamento de viagens”, comentou Todres.
Do ponto de vista do negócio B2B, a HotelDO e as soluções white label representaram 15% das reservas brutas no trimestre, reafirmando a ambição da Decolar de impulsionar o crescimento do setor na região.
“Nossos excelentes resultados financeiros, as conquistas em todos os segmentos de negócio e os grandes progressos em cada uma das nossas iniciativas estratégicas de crescimento nos permitem oferecer mais valor tanto aos nossos clientes como aos nossos parceiros. Seguiremos trabalhando para continuar a ser a melhor empresa de viagens da América Latina”, acrescentou Todres.