O Grupo Iberostar implementará a inteligência artificial Winnow em seus mais de 100 hotéis para diminuir o desperdício alimentar e deixar de emitir quase 8 mil toneladas de CO2 por ano
No Dia Internacional do Desperdício de Alimentos, o Grupo Iberostar anunciou seu ambicioso plano de instalar inteligência artificial Winnow em seus mais de 100 hotéis em todo o mundo. O objetivo da rede é reduzir o desperdício de alimentos e economizar mais de 1.600 toneladas de alimentos no primeiro ano.
Esse grande compromisso da rede hoteleira se torna realidade graças a um sistema inovador, baseado na inovação tecnológica da empresa Winnow, que contribuirá para acabar com o desperdício de alimentos. E ainda aproximará a empresa de sua meta de ficar livre de resíduos enviados para aterro sanitário em 2025.
Veja também as mais lidas do DT
Vale lembrar que essa é uma meta para a qual o Grupo Iberostar se comprometeu em 2020 com sua própria Agenda 2030, na qual também trabalha para ser neutra em carbono até 2030.
Investimentos do Grupo Iberostar
Sabina Fluxá, Vice-Presidente e CEO do Grupo Iberostar, explicou que “reduzir o desperdício alimentar é fundamental para cumprir os objetivos da Agenda 2030. O valor dos alimentos não pode ser subestimado e na Iberostar queremos ajudar a garantir que não seja desperdiçado.
Sobre isso, a vice-presidente elencou: “Além de treinar nossos funcionários para enfrentar o problema do desperdício de alimentos, implantamos esse sistema inovador que visa reduzir a quantidade de resíduos que produzimos sem afetar a experiência do cliente. ”
E ela finalizou, dizendo: “Estamos certos de que o uso de tecnologia de ponta, treinamento e inovação voltados à redução do desperdício de alimentos nos ajudarão a reduzir os impactos climáticos. Além de alcançar nossos objetivos e alcançar metas mais amplas que afetam todo o planeta.”
Parceria com a Winnow
De acordo com Marc Zornes, CEO e cofundador da Winnow: “A sustentabilidade é uma prioridade para a Iberostar e estamos entusiasmados em apoiá-los na questão do desperdício de alimentos”.
Marc também contou que: “Os hotéis do Grupo Iberostar que já utilizam nossa tecnologia de inteligência artificial Winnow estão reduzindo o desperdício de alimentos em mais de 35%.”.
E ele completou, dizendo: “Embora estejamos orgulhosos dessa conquista, o reconhecimento pertence aos funcionários da Iberostar que trabalham diariamente com nossas análises. Estamos ansiosos para trabalhar com eles e seus parceiros em todo o mundo no futuro, à medida que aumentamos nosso impacto juntos.”
Benefícios para o grupo hoteleiro e a sociedade
Como 60% do desperdício da Iberostar é de alimentos, reduzir esse desperdício é parte importante para alcançar o objetivo do grupo hoteleiro. Esse compromisso também está alinhado com o ODS 12.3 das Nações Unidas, que pretende reduzir pela metade o desperdício global per capita até 2030.
É importante destacar que o desperdício de alimentos representa até 10% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, e é necessário combater tais mudanças climáticas.
Além disso, o enfrentamento ao desperdício de alimentos também terá impacto nos resultados financeiros do Grupo Iberostar. Pois, estima-se que serão economizados entre 8% e 20% nos custos com alimentos, totalizando mais de 7 milhões de dólares por ano.
Desde 2021, a tecnologia Winnow, baseada em inteligência artificial, foi instalada em cinco hotéis do Grupo Iberostar. E assim, foram economizadas 618.000 refeições por ano até o momento, o equivalente a 1.065 toneladas de CO2e por ano.
Normalmente, os estabelecimentos que usam a tecnologia da Winnow reduzem o desperdício de alimentos pela metade entre 12 e 24 meses.
Resultados na Europa, América e Caribe
E depois de programas piloto bem-sucedidos em hotéis Iberostar na Europa, Caribe e América, o grupo agora está lançando a tecnologia globalmente em todos os hotéis a partir de setembro deste ano.
Só na Europa, o Iberostar economizará até 1,3 milhão de refeições, 521 toneladas de alimentos e 2.241 toneladas de CO2. E na América, o grupo hoteleiro economizará cerca de 3 milhões de refeições, 1.118 toneladas de alimentos e 5.110 toneladas de CO2 por ano.
Dessa forma, com a implementação deste sistema, no total, a Iberostar deixará de jogar fora 5 milhões de refeições por ano, mais de 1.600 toneladas de alimentos, e deixará de emitir cerca de 8.000 toneladas de CO2 por ano.
Como funciona a inteligência artificial na Iberostar
Os sistemas Winnow implementados nas cozinhas da Iberostar, baseados em inteligência artificial, reconhecem exatamente: o que é jogado fora, o que é salvo e como decisões mais inteligentes podem ser tomadas com base em dados diários e reais.
Por sua vez, a equipe da cozinha, treinada para trabalhar com a ferramenta, utiliza um tablet para identificar os alimentos descartados. Enquanto isso, uma câmera, capaz de capturar até 600 alimentos diferentes, identifica a categoria de cada resíduo.
Na sequência, uma balança mede o peso e envia uma mensagem ao chef, indicando o custo, peso e quantidade de comida desperdiçada. Depois, todos esses dados são enviados para a nuvem, onde o desperdício de alimentos de cada dia é registrado e analisado.
Assim, com a elaboração de relatórios diários, semanais e mensais, as cozinhas Iberostar recebem as informações necessárias para promover melhorias em seu processo produtivo. Por consequência, essas melhorias ajudam a Iberostar a economizar dinheiro e reduzir seu impacto ambiental.
E a utilização de inteligência artificial Winnow nas suas cozinhas permitirá ao Grupo Iberostar melhorar a experiência do cliente e a qualidade do serviço. Isso também melhora a eficiência na cozinha, dando mais atenção aos materiais ecologicamente corretos e inovando com técnicas como o cozimento lento.
Para saber mais, acesse o site oficial do grupo.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.