Grupo Iberostar instala inteligência artificial Winnow

Continua depois da publicidade

O Grupo Iberostar implementará a inteligência artificial Winnow em seus mais de 100 hotéis para diminuir o desperdício alimentar e deixar de emitir quase 8 mil toneladas de CO2 por ano

No Dia Internacional do Desperdício de Alimentos, o Grupo Iberostar anunciou seu ambicioso plano de instalar inteligência artificial Winnow em seus mais de 100 hotéis em todo o mundo. O objetivo da rede é reduzir o desperdício de alimentos e economizar mais de 1.600 toneladas de alimentos no primeiro ano.

Esse grande compromisso da rede hoteleira se torna realidade graças a um sistema inovador, baseado na inovação tecnológica da empresa Winnow, que contribuirá para acabar com o desperdício de alimentos. E ainda aproximará a empresa de sua meta de ficar livre de resíduos enviados para aterro sanitário em 2025.

Veja também as mais lidas do DT

Vale lembrar que essa é uma meta para a qual o Grupo Iberostar se comprometeu em 2020 com sua própria Agenda 2030, na qual também trabalha para ser neutra em carbono até 2030.

Investimentos do Grupo Iberostar

Sabina Fluxá, Vice-Presidente e CEO do Grupo Iberostar, explicou que “reduzir o desperdício alimentar é fundamental para cumprir os objetivos da Agenda 2030. O valor dos alimentos não pode ser subestimado e na Iberostar queremos ajudar a garantir que não seja desperdiçado.

Sobre isso, a vice-presidente elencou: “Além de treinar nossos funcionários para enfrentar o problema do desperdício de alimentos, implantamos esse sistema inovador que visa reduzir a quantidade de resíduos que produzimos sem afetar a experiência do cliente. ”

E ela finalizou, dizendo: “Estamos certos de que o uso de tecnologia de ponta, treinamento e inovação voltados à redução do desperdício de alimentos nos ajudarão a reduzir os impactos climáticos. Além de alcançar nossos objetivos e alcançar metas mais amplas que afetam todo o planeta.”

Parceria com a Winnow

De acordo com Marc Zornes, CEO e cofundador da Winnow: “A sustentabilidade é uma prioridade para a Iberostar e estamos entusiasmados em apoiá-los na questão do desperdício de alimentos”.

Marc também contou que: “Os hotéis do Grupo Iberostar que já utilizam nossa tecnologia de inteligência artificial Winnow estão reduzindo o desperdício de alimentos em mais de 35%.”.

Com o sistema e a dedicação da equipe da cozinha, o grupo hoteleiro conseguiu diminuir o desperdício de alimentos.
Com o sistema e a dedicação da equipe da cozinha, o grupo hoteleiro conseguiu diminuir o desperdício de alimentos. (Foto: Divulgação).

E ele completou, dizendo: “Embora estejamos orgulhosos dessa conquista, o reconhecimento pertence aos funcionários da Iberostar que trabalham diariamente com nossas análises. Estamos ansiosos para trabalhar com eles e seus parceiros em todo o mundo no futuro, à medida que aumentamos nosso impacto juntos.”

Benefícios para o grupo hoteleiro e a sociedade

Como 60% do desperdício da Iberostar é de alimentos, reduzir esse desperdício é parte importante para alcançar o objetivo do grupo hoteleiro. Esse compromisso também está alinhado com o ODS 12.3 das Nações Unidas, que pretende reduzir pela metade o desperdício global per capita até 2030.

É importante destacar que o desperdício de alimentos representa até 10% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, e é necessário combater tais mudanças climáticas.

Além disso, o enfrentamento ao desperdício de alimentos também terá impacto nos resultados financeiros do Grupo Iberostar. Pois, estima-se que serão economizados entre 8% e 20% nos custos com alimentos, totalizando mais de 7 milhões de dólares por ano.

Com a diminuição do desperdício de alimentos, há benefícios para o grupo hoteleiro e para toda a sociedade mundial.
Com a diminuição do desperdício de alimentos, há benefícios para o grupo hoteleiro e para toda a sociedade mundial. (Foto: Divulgação).

Desde 2021, a tecnologia Winnow, baseada em inteligência artificial, foi instalada em cinco hotéis do Grupo Iberostar. E assim, foram economizadas 618.000 refeições por ano até o momento, o equivalente a 1.065 toneladas de CO2e por ano.

Normalmente, os estabelecimentos que usam a tecnologia da Winnow reduzem o desperdício de alimentos pela metade entre 12 e 24 meses.

Resultados na Europa, América e Caribe

E depois de programas piloto bem-sucedidos em hotéis Iberostar na Europa, Caribe e América, o grupo agora está lançando a tecnologia globalmente em todos os hotéis a partir de setembro deste ano.

Só na Europa, o Iberostar economizará até 1,3 milhão de refeições, 521 toneladas de alimentos e 2.241 toneladas de CO2. E na América, o grupo hoteleiro economizará cerca de 3 milhões de refeições, 1.118 toneladas de alimentos e 5.110 toneladas de CO2 por ano.

Dessa forma, com a implementação deste sistema, no total, a Iberostar deixará de jogar fora 5 milhões de refeições por ano, mais de 1.600 toneladas de alimentos, e deixará de emitir cerca de 8.000 toneladas de CO2 por ano.

Como funciona a inteligência artificial na Iberostar

Os sistemas Winnow implementados nas cozinhas da Iberostar, baseados em inteligência artificial, reconhecem exatamente: o que é jogado fora, o que é salvo e como decisões mais inteligentes podem ser tomadas com base em dados diários e reais.

Por sua vez, a equipe da cozinha, treinada para trabalhar com a ferramenta, utiliza um tablet para identificar os alimentos descartados. Enquanto isso, uma câmera, capaz de capturar até 600 alimentos diferentes, identifica a categoria de cada resíduo.

Para trabalhar com a inteligência artificial Winnow, as equipes da cozinha dos hotéis do Grupo Iberostar usam um tablet.
Para trabalhar com a inteligência artificial Winnow, as equipes da cozinha dos hotéis do Grupo Iberostar usam um tablet. (Foto: Divulgação).

Na sequência, uma balança mede o peso e envia uma mensagem ao chef, indicando o custo, peso e quantidade de comida desperdiçada. Depois, todos esses dados são enviados para a nuvem, onde o desperdício de alimentos de cada dia é registrado e analisado.

Assim, com a elaboração de relatórios diários, semanais e mensais, as cozinhas Iberostar recebem as informações necessárias para promover melhorias em seu processo produtivo. Por consequência, essas melhorias ajudam a Iberostar a economizar dinheiro e reduzir seu impacto ambiental.

E a utilização de inteligência artificial Winnow nas suas cozinhas permitirá ao Grupo Iberostar melhorar a experiência do cliente e a qualidade do serviço. Isso também melhora a eficiência na cozinha, dando mais atenção aos materiais ecologicamente corretos e inovando com técnicas como o cozimento lento.

Para saber mais, acesse o site oficial do grupo.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade