O LATAM Airlines Group divulgou, na segunda-feira (30), os resultados financeiros correspondentes ao terceiro trimestre de 2023.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Segundo informativo da empresa, o período foi marcado por uma margem operacional ajustada de 13,4% e lucro líquido de US$ 232 milhões, acumulando US$ 499 milhões se considerado o período de janeiro a setembro de 2023. As receitas operacionais totalizaram US$ 3,056 bilhões e superaram em 18,1% o mesmo período do ano anterior impulsionadas por um crescimento de 25,6% nas receitas de passageiros. O EBITDAR ajustado somou US$ 726 milhões, alcançando US$ 1,858 bilhão entre janeiro e setembro de 2023. Outro avanço em relação ao trimestre anterior diz respeito à posição de liquidez do grupo LATAM, gerando US$ 104 milhões em caixa e ampliando a liquidez para US$ 2,729 bilhões.
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Ainda, de acordo com dados fornecidos pela LATAM, nos meses de julho, agosto e setembro, as operações consolidadas do grupo medidas em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos) se recuperaram e cresceram 15,2% na comparação ao mesmo trimestre de 2022. As operações internacionais aumentaram 29,2% e atingiram uma taxa de ocupação média de 87,1% durante o trimestre. Vale ressaltar que a taxa de ocupação consolidada do grupo atingiu 85,3%. No segmento doméstico, as operações da LATAM Airlines Brasil cresceram 1,3% com relação a 2022 (107,3% de 2019), enquanto as filiais da Colômbia, Chile, Peru e Equador aumentaram 9,5% na comparação com o ano anterior (91,4% de 2019).
Joint Venture com Delta
Em outubro completou-se um ano desde a implementação da Joint Venture com a Delta Air Lines, que já operou 15 mil voos entre América do Norte e os países da JV na América do Sul, além de ter beneficiado 3 milhões de clientes com a aliança. Também foram retomados os voos diários para a Ilha de Páscoa a partir de Santiago e reinauguradas as rotas Santiago-Melbourne, pelo LATAM Airlines Group, e São Paulo-Joanesburgo, pela LATAM Airlines Brasil. O grupo também anunciou a expansão de sua malha com voos diretos da LATAM Airlines Peru entre Lima e Londres a partir de 1º de dezembro.
Em termos de frota, o grupo recebeu no terceiro trimestre quatro aeronaves Boeing 787-9 e sete aviões narrow body (único corredor), incluindo seu primeiro Airbus A321neo. Também realizou um pedido adicional de 13 aviões A321neo, que somam a um pedido total de 111 aeronaves da família Airbus A320 que garantem mais eficiência de custos à frota da LATAM. O grupo encerrou o terceiro trimestre com 245 aeronaves Airbus narrow body, 58 Boeing wide body e 18 aeronaves Boeing cargueiras, totalizando 321 aviões.
Sustentabilidade
A LATAM anunciou uma parceria com a Airbus e o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) para o início de um estudo em conjunto para estudar o uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) para descarbonizar a indústria até 2050. Além disso, o grupo alcançou uma redução de 93% dos plásticos de uso único em toda a sua operação. Em outubro, a LATAM Brasil recebeu o seu primeiro Airbus A321neo, aeronave de alta eficiência que realizou o voo de entrega com 49% de SAF.
A LATAM também foi eleita pelos clientes na categoria “Cinco Estrelas” pelo segundo ano consecutivo do Prêmio APEX 2024, além de ser escolhida como “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” pelo quarto ano consecutivo no World Airline Awards, da Skytrax.