O Guia Michelin anunciou ontem, 3 de junho, durante evento em Huntington Beach, os selecionados para o Michelin Guide California, primeira edição estadual do aclamado guia gastronômico. A lista inclui um total de 657 estabelecimentos, entre eles há 90 estrelados, opções Bib Gourmand, que são restaurantes favoritos dos inspetores e com bom custo benefício, e recomendações de pratos.
EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.
O destaque da edição é a celebração da diversidade gastronômica da Califórnia, um dos pontos fortes da culinária do estado e uma das características que levou a Michelin a criar o guia estadual. A lista inclui, por exemplo, a única chefe mulher três estrelas do mundo, Dominique Crenn, do Atelier Crenn/Bar Crenn em San Francisco. Além disso, os primeiros restaurantes mexicano e indiano a entrarem na categoria duas estrelas: Californios e Campton Place, também em San Francisco. A primeira chefe mulher a receber duas estrelas em um restaurante japonês também está na lista, Niki Nakayama do N/NAKA, em Los Angeles.
Veja também as mais lidas do DT
A seleção contempla várias cidades do estado, como Sacramento, Monterey, Santa Monica, West Hollywood, Santa Barbara e San Diego, além, claro, de Los Angeles e da já reconhecida como polo gastronômico região da baía da San Francisco.
Todos os restaurantes foram revisados e premiados de acordo com o processo de inspeção e seleção exclusivo e totalmente independente da Michelin. A lista completa será divulgada no site: https://guide.michelin.com/.