“O ex-secretário abandona o barco e nos deixa à deriva”, afirma o sócio-fundador da liga de guias de turismo do Rio de Janeiro – Liguia
O ex-secretário estadual de Turismo do Rio, Otávio Leite, pediu exoneração do cargo ao governador Wilson Witzel anunciando sua saída no sábado (27), conforme informou o DT . Em nota oficial, ele alega que está deixando o cargo para se dedicar “a um projeto acadêmico”. A decisão surpreendeu o setor de turismo. Na noite de sexta-feira, Otávio Leite chegou a participar de uma live para discutir a retomada do turismo fluminense após a pandemia.
PLANTíO DIÁRIO
Dentre os setores surpresos está a categoria de guias de turismo, que aguarda ansiosamente a regulamentação Lei 8858/20, que autoriza o Governo do Estado do Rio de Janeiro a destinar recursos para garantir a subsistência de diversas segmentos profissionais durante situações de calamidade reconhecidas pelo Estado, como a pandemia do coronavírus.

“O ex-secretário abandona o barco e nos deixa à deriva”, afirma o sócio-fundador da Liguia – Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro, André Andion Ângulo. “Era uma missão dele o apoio na regulamentação da Lei e saiu sem cumprir. Saiu sem honrar esse compromisso com a categoria que ele tinha se comprometido”, desabafa o guia de turismo.
Ainda, segundo ele, é generalizada a insatisfação dos guias de turismo. “Gostaríamos de saber que tese é essa de doutorado e qual a temática abordada, pois não nos ajudou em nada. Do contrário só nos parece arranjo político e negociação de cargos”, desabafou o profissional. “Como ele é político, perdeu uma boa base de votos”, reforçou.
Questionado se o ex-secretário ao menos deixou um recado, ou promessa à categoria, André respondeu: “Não, simplesmente saiu”.
A cidade do Rio de Janeiro conta com cerca de 2000 guias de turismo e o Estado do Rio de Janeiro possui quase 8000, sendo que 3.4 mil são profissionais com registro no Cadastro Oficial do Ministério do Turismo – Cadastur.
A exoneração de Otávio Leite deve ser publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (29). Assume o cargo interinamente a subsecretária Adriana Homem de Carvalho, que conta com o apoio de boa parte do setor de turismo para ser efetivada no cargo.
Breve histórico
No comando da Secretaria de Turismo (Setur) desde o início do governo Witzel, Otávio Leite trabalhou para o Rio retomar os vôos internacionais que perdeu para São Paulo, participou de várias feiras internacionais de turismo e abriu espaço para o interior nos projetos da Setur. No momento, finalizava o “Rio Turismo Consciente”, que pretende ajudar na retomada das atividades turísticas em todo o estado.