Guias de Turismo do Rio criticam saída de Otávio Leite: “Saiu sem honrar compromisso”

Continua depois da publicidade

“O ex-secretário abandona o barco e nos deixa à deriva”, afirma o sócio-fundador da liga de guias de turismo do Rio de Janeiro –  Liguia

O ex-secretário estadual de Turismo do Rio, Otávio Leite, pediu exoneração do cargo ao governador Wilson Witzel anunciando sua saída no sábado (27), conforme informou o DT . Em nota oficial, ele alega que está deixando o cargo para se dedicar “a um projeto acadêmico”. A decisão surpreendeu o setor de turismo. Na noite de sexta-feira, Otávio Leite chegou a participar de uma live para discutir a retomada do turismo fluminense após a pandemia.

PLANTÃO DIÁRIO 

Veja também as mais lidas do DT

Dentre os setores surpresos está a categoria de guias de turismo, que aguarda ansiosamente a regulamentação Lei 8858/20, que autoriza o Governo do Estado do Rio de Janeiro a destinar recursos para garantir a subsistência de diversas segmentos profissionais durante situações de calamidade reconhecidas pelo Estado, como a pandemia do coronavírus.

André Andion, da Liguia: “simplesmente saiu”

“O ex-secretário abandona o barco e nos deixa à deriva”, afirma o sócio-fundador da Liguia – Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro, André Andion Ângulo. “Era uma missão dele o apoio na regulamentação da Lei e saiu sem cumprir. Saiu sem honrar esse compromisso com a categoria que ele tinha se comprometido”, desabafa o guia de turismo.

Ainda,  segundo ele, é generalizada a insatisfação dos guias de turismo. “Gostaríamos de saber que tese é essa de doutorado e qual a temática abordada, pois não nos ajudou em nada. Do contrário só nos parece arranjo político e negociação de cargos”, desabafou o profissional. “Como ele é político, perdeu uma boa base de votos”, reforçou.

Questionado se o ex-secretário ao menos deixou um recado, ou promessa à categoria, André respondeu: “Não, simplesmente saiu”.

A cidade do Rio de Janeiro conta com cerca de 2000 guias de turismo e o Estado do Rio de Janeiro possui quase 8000, sendo que 3.4 mil são  profissionais com registro no Cadastro Oficial do Ministério do Turismo – Cadastur.

A exoneração de Otávio Leite deve ser publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (29). Assume o cargo interinamente a subsecretária Adriana Homem de Carvalho, que conta com o apoio de boa parte do setor de turismo para ser efetivada no cargo.

Breve histórico

No comando da Secretaria de Turismo (Setur) desde o início do governo Witzel, Otávio Leite trabalhou para o Rio retomar os vôos internacionais que perdeu para São Paulo, participou de várias feiras internacionais de turismo e abriu espaço para o interior nos projetos da Setur. No momento, finalizava o “Rio Turismo Consciente”, que pretende ajudar na retomada das atividades turísticas em todo o estado.

Publicidade

3 COMENTÁRIOS

  1. Otávio Leite tem uma longa e sólida história no apoio as atividades turísticas, sendo autor de diversas normas legais em favor do setor. Se saiu, foi por um motivo relevante, pois ele nunca foi de abandonar suas bandeiras. Conclusões precipitadas, sem embasamento de informações e fatos, são levianas e injustas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade