Geralmente essas pessoas integram a gênese de sua terra, estudaram a fundo suas raízes e possuem uma visão histórica
por Paulo Atzingen*
Como são importantes os profissionais guias de Turismo nessa grande balaio produtivo e econômico. São uma espécie de cartão de visita, vitrine em que o destino é refletido. Eles são importantes para os turistas, visitantes, mas também para nós, jornalistas.
Veja também as mais lidas do DT
Em minhas duas últimas viagens tive o privilégio em ser “guiado” pelos excelentes profissionais Liliane Vargas Buendia (em Cusco) e Roberto Rinco (na Ilha de Páscoa).
Geralmente essas pessoas integram a gênese de sua terra, estudaram a fundo suas raízes e possuem uma visão histórica que auxiliam, ou melhor , são uma mão na roda para nosso trabalho.
Datas, termos locais, distâncias, tempo e espaço se entrelaçam em narrativas, descrições, análises, sínteses, vindas de uma fonte quase pura… o resto é a notícia, é o ouvir contar, a interpretação nossa modernosa que vai perdendo sua claridade original. Fica apenas a tentativa de enquadrar aquele ensinamento em uma frase, em uma foto…
Em uma época de tantos achismos, supercialidadres, egocentrismo e individualidade, abrirmo-nos para um novo aprendizado é sempre edificante. Aos Guias de Turismo, o meu respeito e admiração.
Outro dado verificado nesta viagem é a autoestima desses profissionais. Por piores que sejam as condições geográficas, políticas e econômicas de onde trabalham, a postura profissional dessa gente singela extrapola qualquer camisa de força. Permanecem alegres, confiantes e demonstram amor no que fazem. Valeu.
Salvador precisa urgente de investimento para recuperação do patrimônio histórico e revitalização dos pontos turísticos Centro de convenções e toda malha rodoviária e ferroviária e cursos de aprimoramento para os profissionais de turismo na Bahia